Você sabia que Lençóis possui a maior biblioteca do interior paulista?

A quantidade é absurda. Como já é de conhecimento de todo lençoense, aqui existem mais livros que pessoas, tanto é que em uma conversa o apelido Cidade do Livro foi dado devido a isso.

E muito deste acervo é fruto do trabalho árduo do patrono Orígenes Lessa que teve grandes ideias para aumentar a quantidade de livros. E o sonho de Orígenes se concretizou e expandiu. Hoje, a biblioteca que agora carrega seu nome se tornou um tesouro nacional.

Foto: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista / Divulgação.

BMOL

A BMOL, como chamamos a Biblioteca Municipal, está localizada em um ponto absurdamente estratégico: dentro da Praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica.

Foto: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista / Divulgação.

Diversas ações sociais são realizadas, como projetos de fomento cultural e eventos de feira de troca de livros e de adoção consciente de animais. Esta última sendo uma parceria com a Coordenadoria de Proteção Animal.

A biblioteca ainda possui amplo espaço para estudos, oficinas mensais de diversos conteúdos e ainda polos e ramais, como as geladeirotecas e as bibliotecas de bairros.

Foto: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista / Divulgação.

Afinal, são quantos livros?

Durante o Dia Nacional da Biblioteca, no último dia 9 deste mês foi divulgado o número aproximado de livros na biblioteca, sendo já um consenso que não se tem o número exato dos livros em residências. O número, que anteriormente era divulgado, com muito orgulho se mostrou um tanto desatualizado com a nova contagem.

Atualmente, existem mais de 160 mil livros tombados e registrados na BMOL que agora é vista ainda mais como uma gigante da literatura. Com acervo histórico e livros centenários, a BMOL é vista como um tesouro no centro da cidade. Sendo material e tema de pesquisas e, até mesmo, de programas de TV.

Foto: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista / Divulgação.

“A BMOL é um patrimônio cultural de Lençóis Paulista e possui um acervo riquíssimo à disposição dos usuários. Cuidar do acervo exige um trabalho diário”, destacou o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

Foto: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista / Divulgação.

Visitação

E se você quiser conhecer um dos mais de 160 mil livros da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, o funcionamento do local é de Segunda a Sexta-Feira das 08 às 21 h; e aos Sábados das 08 às 17 h.

E para saber como criar sua carteirinha, disponibilidade de algum livro ou horários de funcionamentos de polos e ramais, basta ligar no 3263-6522.

Foto: Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista / Divulgação.

Uma biblioteca com milhares de livros é #solutudodebom!


Leia também: Vila Cruzeiro: as histórias e curiosidades do icônico bairro de Lençóis


E você quer ficar por dentro de todas as boas notícias de Lençóis? É só acessar o link aqui para participar do nosso grupo exclusivo de reportagens!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para sugestã[email protected]!

Ou

Fale com o autor!


Fique por dentro dos detalhes de Lençóis seguindo
as nossas redes sociais:

Clique aqui e siga o Instagram / Clique aqui e curta nosso Facebook!

#solutudodebom!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui