Há mais de 100 anos, em 1919 era exibido o primeiro filme mudo em Lençóis Paulista. Fruto da vontade de trazer a sétima arte para a cidade, o Professor Esperança de Oliveira e sua esposa Francisca de Oliveira Lima criaram o primeiro cinema local.

Projetor 35mm, utilizado para rolos de filmes do cinema mudo.

100 anos de história

Com instalação humilde, paredes de madeira e telhas de zinco, o calor interno era tanto que muitas vezes era necessário molhar a tela de projeção para evitar incêndios.

Segundo relatos do jornalista e historiador Alexandre Chitto, o local onde seria o cinema é na Rua XV de Novembro, onde atualmente é localizado o complexo de salas comerciais Paulista Shopping.

Paulista Shopping, vista externa

Cine Theatro Royal e Cine Guaraní

Em 1930, Alexandre Canova inaugurou o Cine Theatro Royal. Com uma estrutura mais sólida, mais completa com poltronas e menos inflamável que seu predecessor, infelizmente durou apenas 8 anos.

Folhetim promocional Cine Guaraní, 1968

Em 1939 a lendária rede de cinemas Cine Guarani se instalou na cidade, trazendo uma tecnologia nunca antes vista, o cinemascope podendo reproduzir grandes filmes de Hollywood. Após 5 anos de uso o cinema teve de ser fechado para reformas, e assim ficou até 1955 quando foi reaberto e se tornou também um salão de eventos, shows e festas.

Matéria sobre a reforma do Cine Guarani, 1965.

UBG

Na década de 1950 também foram abertas pela primeira vez as portas da sala de projeções do Cine Barra Grande ou como era conhecido Cinema da UBG.

Cine da UBG e Capela São Pedro na Fazenda Usina Barra Grande, década de 1950.

Era localizado dento da fazenda que levava o nome da Usina Barra Grande, produtora e exportadora de açúcar e álcool, logo ao lado da Capela São Pedro.

Cine da UBG desativado, vista externa
Cine da UBG durante uma Festa Junina na década de 1970.

Mesmo com início tímido, logo ganhou espaço e pessoas se deslocavam de todas as partes da cidade para visitar o cinema, que além de sala de projeções servia como salão de festa para festa juninas e eventos da igreja ao lado.

Em 1992 o Cine Guarani fechou suas portas definitivamente.

Cine Guarani, vista externa. 1969.

Década de 2010

Em 2011 inaugurou-se o Cine Center Paulista, dentro do complexo de salas comerciais Paulista Shopping que teve vida até 2016.

Paulista Shopping, vista externa
Cine Sul Lençóis Paulista, vista externa.

Década de 2020

Quatro anos depois, em 2020 o Cine Sul Lençóis Paulista abriu suas portas, poucos meses antes da pandemia se iniciar, com duas salas completas e prédio próprio se mantém hoje na Rua Porto Alegre, N° 100.

Entrada Drive-In Cine Sul Lençóis Paulista

E passou pela crise global com sucesso! Se reinventou em alguns momentos chegando montar um drive-in temporário e agora retornou as atividades normalmente.

Cine Sul Lençóis Paulista, vista interna.

O cinema em Lençóis nunca vai parar! Conta pra gente, qual memória boa o cinema te trás?

5/5 - (1 vote)

1 COMENTÁRIO

  1. O Cine Guarani foi indutor de muitos namoros e inúmeros casamentos.
    Ali, os rapazes que mandavam recados para as moças guardarem um lugar ao lado, iam conferir a vaga.
    Se estivesse livre, era a senha para o início do romance.
    No meu caso, deu liga. Uma parceria que já dura mais de meio século.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui