Se você mora em Lençóis Paulista há um bom tempo, com certeza você já ouviu a história de uma senhorinha que andava pelas ruas lençoenses chamando a atenção pelas suas roupas. Ela foi apelidada de Sete Saias, mas qual o motivo desse apelido?

Maria Conceição

A história de Sete Saias começa no século 19, durante o período da escravidão no Brasil. Antes de ser conhecida pelo apelido, todos a chamavam de Maria, Maria Conceição da Silva. A bisneta, Cálita Silva, lembra de toda a trajetória da bisavó, que foi escravizada até os 23 anos de idade.

Um campeiro, que não havia muito dinheiro, acabou se apaixonado por Maria e “roubou” a escrava para morar com ele. Anos depois se casaram e tiveram seis filhos. Um deles era Pedro Galdino, filho caçula de Maria e avô de Cálita.

Cálita e seu pai. O neto e a bisneta de Sete Saias.

Longevidade

Após o falecimento de seu marido, Maria não teve mais filhos, porém passou por mais cinco casamentos ao longo de sua vida. Vida essa que foi bem longa, pois a famosa Sete Saias viveu até os 114 anos de idade, falecendo no ano de 1983. Pedro, avô de Cálita, também viveu bastante, falecendo aos 91 anos.

“Eles tiveram vida longa, segundo ela, porque tomavam remédios naturais, como chás feitos com cascas de árvore.”

Sete Saias

Cálita conta que o apelido surgiu devido a roupas que sua bisavó usava nas ruas, que acabou chamando atenção dos moradores, que criaram o apelido… e acabou pegando.

Ela tinha o apelido de ‘Sete Saias’, pois só saia de casa vestida com várias saias, uma por cima da outra e nas mãos levava um cabo de vassoura feito bengala.

Sete Saias – O único registro visual

Lembranças de Lençóis Paulista

Segundo relatos, haviam marcas no corpo de Sete Saias de uma lembrança triste do período da escravidão, em que marcavam as pessoas escravas caso houvessem fugas. Apesar disso, grande parte da sua vida vivida em Lençóis Paulista foi vivida com muito amor, sendo uma pessoa querida e lembrada pelos moradores até hoje.

Minha bisavó foi uma figura muito importante para a construção da cultura lençoense, tanto que o museu da cidade guarda um quadro seu, com um documento ao lado que guarda memórias da sua vida.

E com um único registro visual de Maria/Sete Saias, os moradores podem se recordar e conhecer a história dessa grande mulher que marcou a cidade de Lençóis Paulista.

Fotografia antiga das ruas de Lençóis Paulista

4.7/5 - (8 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui