Ninguém duvida que a bicicleta, apesar de simples, é um veículo completo, não é mesmo? Afinal, além dela servir como meio de locomoção pela cidade, contribuindo dessa forma no alívio do trânsito e também pro meio ambiente, ela também pode ser usada tanto para momentos de lazer com a família e amigos como para exercícios físicos! ?‍♀️?‍♂️

E, olha, andar de bicicleta traz mesmo inúuuumeros benefícios, viu? Além de acelerar o metabolismo, aumentar a resistência muscular (já que trabalha quase todos os grupos musculares do corpo) e ajudar a exercitar os pulmões, andar de bicicleta ainda reduz o colesterol, auxilia no equilíbrio da pressão arterial, melhora a circulação sanguínea e tudo isso sem provocar grande impacto nas articulações. Quanta coisa boa, hein! ??

(Foto: reprodução)

E aí, convencido a andar hoje mesmo de bike? ? Então ó, vamos ajudar você a pedalar bem e muuito em Jundiaí! Bora? ?

Onde pedalar em Jundiaí?

Agora que já sabemos que tem rolê de bike pra todos os gostos e necessidades, vamos por partes. ?

Se você é do tipo de pessoa que busca pedalar de boa, e no dia a dia usa a bike pra ir ao mercado ou trabalhar, dependendo do bairro onde você mora, as ciclovias e ciclofaixas já existentes na cidade podem ser uma ótima opção! Atualmente, Jundiaí tem cerca de 8 km de ciclovias de mobilidade já implantados na cidade:

  • 4,2 km na Avenida Antônio Pincinato;
  • 1,8 km na Avenida Caetano Gornati;
  • 0,3 km no Viaduto do Córrego das Walkírias;
  • 0,3 km na Avenida do Córrego das Walkírias;
  • 2 km na Avenida 9 de Julho, que vai da rodoviária até a rotatória do Jundiaí Shopping
pedalar em jundiaí
Bora dar um rolê de bike na Nove? ??‍♀️ (Foto: PMJ/ Reprodução)

Agora, se você acha que bike é lazer mesmo, e quer aproveitá-la no tempo livre ou no final de semana com a família, é possível encontrar nos parques municipais espaços muito legais e beem tranquilos para dar uma volta na magrela, viu?

Temos ciclovias de lazer no Parque do Engordadouro, uma enooorme no Parque da Cidade, que inclusive vai atée o Jardim Botânico, no Parque do Tulipas e também no Vale Azul. Vale a pena aproveitar, viu?

Esse lago no Vale Azul é lindo demais, não? ? (Foto: PMJ/ Reprodução)

Leia também: Histórias em duas rodas para se inspirar no Dia Mundial da Bicicleta!

Já se você curte um pedal mais radical, nossa Jundiaí também oferece ótimas opções pra você se aventurar! O site WikiLoc, por exemplo, reúne dezenas de opções de trilhas com os mais diversos níveis de dificuldade pra você se planejar e aproveitar de verdade. E existem também grupos de ciclistas que se reúnem para pedalar durante a semana, como é o caso do “Galera da Kepps”, que contamos aqui.

pedalar em jundiaí
Bora pedalar em Jundiaí! (Foto: reprodução)

Dicas para pedalar em qualquer lugar

E a gente sabe que ainda não temos a quantidade ideal de ciclovias e ciclofaixas em nossa cidade, né? Mas você sabia que a presença de ciclistas nas vias públicas é um direito garantido pela Constituição e pelo Código Nacional de Trânsito?

Além de deveres próprios, os ciclistas têm os mesmos direitos que carros, motos, ônibus e caminhões de trafegarem pelas vias de uso comum. E, acima de tudo, como todos os outros condutores de veículos, os ciclistas devem sempre respeitar as leis de trânsito, e claro, ser respeitados! ?

Então aqui vão algumas dicas valiosas na hora de você decidir pegar a bike e sair por aí, seja nas ciclovias ou nas ruas e avenidas da cidade:

  • Conhecer o Código Nacional de Trânsito;
  • Planejar o trajeto que irá percorrer, conhecendo e evitando possíveis trechos difíceis ou perigos;
  • Dispor de equipamentos e acessórios adequados (capacete, luvas, buzina);
  • Treinar um pouco antes de ir para as ruas, praticando exercícios funcionais.
(Foto: reprodução)

E a gente torce para que venha mais!

Segundo dados de 2020 da Prefeitura de Jundiaí, atualmente há cerca de 50 km de projetos de ciclovias e ciclofaixas em diversos estágios de detalhamento, além das ciclovias internas dos parques que citamos acima. Ainda segundo a Prefeitura, o Plano Cicloviário do município prevê um total de 174 km de rede cicloviária por toda a cidade. ?

Aliás, você pode conferir esses dados e outras informações acessando aqui o Plano Diretor de Jundiaí e aqui o mapa do projeto da Rede Cicloviária na cidade (Mapa 8).

Não tem uma bike?

Ou tá precisando de acessórios? Aah, pode deixar que isso não vai ser desculpa pra você curtir muito sobre duas rodas! E também nesse caso a Solutudo pode continuar a te ajudar! Lá em nosso portal de buscas você encontra as melhores bicicletarias da cidade, além de produtos relacionados em destaque! 😉

E aí, tá esperando o quê para se organizar e começar hoje mesmo a pedalar em Jundiaí? ??‍♀️?

Pesquisa: Tribuna de Jundiaí, Prefeitura de Jundiaí (1 e 2), WikiLoc


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (5 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui