No final de semana você geralmente faz o quê? Fica em casa descansando? Talvez pratica alguma atividade física? Você visita os parentes e amigos? E, que tal, fazer um pouquinho diiisso tudo em uma atividade que em nosso país, apesar de ser bem conhecida, não é tãaaao comum de ser praticada?

Siiim, vamos fazer um piquenique? 😍

O piquenique é muuito comum em países como os Estados Unidos, Canadá, Japão, e em alguns outros da Europa. Aliás, você sabia que o primeiro registro dessa palavra aparece em um livro francês de 1649?! 🤩

Foto de um parque, com o canto inferior esquerdo mostrando parte de um lago, com um gramado indo até o centro cheio de pombas, uma criança e uma mulher agachados e um homem olhando para o horizonte de pé. Há um caminho asfaltado, com um casal de idosos sentados em banco no canto direito, e no esquerdo, do meio para cima, em ultimo plano e desfocados, varias pessoas, inclusive com algumas fazendo piqueniques, e muitas arvores.
Um dos típicos parques de fora do país, lugares onde o piquenique é mania nacional! (Foto: Pexels/Reprodução)

Pois é! O que láaaa atrás era, pelos hábitos e necessidades da época, apenas mais uma refeição do dia, hoje é considerado um belo programa de lazer! E em Jundiaí o que não falta é lugar para se fazer um piquenique daqueeeles!

Piquenique em Jundiaí!

Dá só uma olhadinha nestes 5 parques lindíssimos da cidade em que você pode passar momentos incríveis com a sua família e amigos:

Parque Botânico do Eloy Chaves
Parque do bairro do Eloy Chaves conta com 21 equipamentos de ginástica e mais de dois mil m² de pista de caminhada, além de quadra de areia para vôlei e playground.

Endereço: Avenida Benedito Castilho de Andrade, 1000, Eloy Chaves
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 7h às 16h; sábados, domingos e feriados das 7h às 17h

Aqui, se não rolar piquenique, rola uma ‘prainha’ em Jundiaí mesmo, hein? 🤭 (Foto: PMJ/ Reprodução)

Parque Botânico Tulipas Professor Aziz Ab’Saber
Com área de 125 mil m², o Parque Botânico do Tulipas tem academia, quadra poliesportiva, quadras de areia, playground, 2 km de ciclovias, 3 km para caminhadas, cinco lagoas, 15 quiosques… Ufa! E até biblioteca tem lá. 🤓📚

Endereço: Rua Congani Bocalão, 34, Jardim das Tulipas
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 7h às 16h; sábados, domingos e feriados das 7h às 17h

Eita, que maravilha!!! (Foto: PMJ/ Reprodução)

Leia também: Procurando lugares para pedalar em Jundiaí? A gente te ajuda!

Parque da Cidade
Talvez o Parque da Cidade seja o primeiro lugar em Jundiaí quando o assunto é piquenique. Afinal, o parque conta com 500 mil metros de área, repleta de atrações como academia ao ar livre, centro náutico, pista de caminhada e ciclovia, além de playgrounds e quadras esportivas! Um local completo para aproveitar um dia com a família e amigos.

Endereço: Rodovia João Cereser, km 66, Bairro do Pinheirinho
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h, com entrada até às 16h

Mesa e bancos de madeira em um dos locais do parque da cidade perfeitos para um piquenique em jundiaí!
Mais um lugar perfeito para um belo piquenique em Jundiaí: o Parque da Cidade! 😍 (Foto: PMJ/Reprodução)

Mundo das Crianças
Ali do ladinho do Parque da Cidade, se localiza o Mundo das Crianças, um parque totalmente planejado para receber os pequenos jundiaienses. Apresentado no aniversário de 369 anos de Jundiaí, em 2020, o Mundo das Crianças é um espaço inovador, que estimula o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas. Demais, né?

Endereço: Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400, Pinheirinho
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 16h

Você pode conferir esse mapa completo e planejar seu piquenique pelo site oficial do Mundo das Crianças de Jundiaí! (Foto: Reprodução)

Parque do Engordadouro Ângelo Costa
Lagos, praias, mirantes, quiosques, parque infantil, quadras e até bebedouros “pets”, para receber os bichinhos de estimação com coleira, você encontrará no Parque do Engordadouro! Ah, e se você gosta de caminhar ou dar aquela pedalada, vai gostar dos quase 4 Km de trilhas em concreto, que inclui pistas de caminhada e ciclovias, além de outros 2 mil metros de trilhas em pedrisco.

Endereço: Avenida André Costa, n° 1595, com acesso pelo bairro Morada das Vinhas ou também pela Avenida Pedro Clarismundo Fornari.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 7h às 16h; sábados, domingos e feriados das 7h às 17h

😍🥰💜 (Foto: PMJ/ Reprodução)

#Dicas

Em época de pandemia…
Não se esqueça de levar sua própria garrafinha de água e, claro, evite sair ou ter contato físico próximo com pessoas que estejam com sintomas de gripe. Em ocasiões com outras pessoas ou em locais fechados, não deixe de usar máscara. E claro, sempre que possível, respeite o distanciamento social e não esqueça do álcool em gel, hein? Lembrando que são dicas valiosas e que servem não apenas em Jundiaí ou para momentos como um piquenique. 😉

Protetor solar
Além de usar o de FPS adequado à sua pele, mesmo com o protetor solar aplicado no corpo não deixe de lado o boné ou chapéu com aba! Ah, e não se esqueça de reaplicar o protetor pelo corpo a cada duas horas. 😉

Leia também: Confira as melhores opções de café colonial em Jundiaí e região!

Sacolinhas para o lixo
Os parques municipais e a maior parte dos espaços públicos da cidade possuem lixeiras. Mas né, não custa levarmos as nossas sacolinhas para depositarmos os restos de comida, embalagens de alimentos e bebidas e demais resíduos, não é verdade? Tuuuuudo isso, afinal, é nosso! 🙂

Repelente
Você só vai precisar de um limãozinho ou de uma laranja e alguns cravos da índia. Daí é só partir a fruta ao meio, espetar os cravinhos da índia como na imagem aqui embaixo e pronto! As propriedades de ambos os vegetais vão se espalhar pelo ar, afastando os insetos de perto do seu piquenique. Yes!

Foto de duas metades de limões diferentes com cravinhos da índia espetados e alguns jogados na frente, para afastar os insetos na hora do piquenique em jundiaí.
Conhece mais alguma dica caseira para afastar os insetos? Conta pra gente. 🙂 (Foto: Reprodução)

Agora é torceeeer para fazer um solzão e aproveitar muuuito um beelo piquenique em Jundiaí! E tem mais algum outro lugar na cidade que você curte e recomenda para piqueniques? Então conta pra gente aqui embaixo nos comentários! 🙂


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: jornalismo.jundiai@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui