No final de semana você geralmente faz o quê? Fica em casa descansando? Talvez pratica alguma atividade física? Você visita os parentes e amigos? E, que tal, fazer um pouquinho diiisso tudo em uma atividade que em nosso país, apesar de ser bem conhecida, não é tãaaao comum de ser praticada?

Siiim, vamos fazer um piquenique? ?

O piquenique é muuito comum em países como os Estados Unidos, Canadá, Japão, e em alguns outros da Europa. Aliás, você sabia que o primeiro registro dessa palavra aparece em um livro francês de 1649?! ?

Foto de um parque, com o canto inferior esquerdo mostrando parte de um lago, com um gramado indo até o centro cheio de pombas, uma criança e uma mulher agachados e um homem olhando para o horizonte de pé. Há um caminho asfaltado, com um casal de idosos sentados em banco no canto direito, e no esquerdo, do meio para cima, em ultimo plano e desfocados, varias pessoas, inclusive com algumas fazendo piqueniques, e muitas arvores.
Um dos típicos parques de fora do país, lugares onde o piquenique é mania nacional! (Foto: Pexels/Reprodução)

Pois é! O que láaaa atrás era, pelos hábitos e necessidades da época, apenas mais uma refeição do dia, hoje é considerado um belo programa de lazer! E em Jundiaí o que não falta é lugar para se fazer um piquenique daqueeeles. ?

Dá uma olhadinha em 5 parques lindíssimos da cidade em que você pode passar momentos incríveis com a sua família e amigos:

Parque Botânico Eloy Chaves

O Parque do bairro do Eloy Chaves conta com 21 equipamentos de ginástica e mais de dois mil m² de pista de caminhada, além de quadra de areia para vôlei e playground.

Endereço: Avenida Benedito Castilho de Andrade, 1000, Eloy Chaves
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h

Parque Botânico Tulipas Professor Aziz Ab’Saber

Com área de 125 mil m², o Parque Botânico do Tulipas tem academia, quadra poliesportiva, quadras de areia, playground, 2 km de ciclovias, 3 km para caminhadas, cinco lagoas, 15 quiosques… Ufa! E até biblioteca tem lá. ??

Endereço: Rua Congani Bocalão, 34, Jardim das Tulipas
Horário de Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h

Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam)

Esse lugar aqui é incrível! E não é tão conhecido de nós, jundiaienses. 🙁 A Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) é o local onde são cultivadas as plantas ornamentais e as árvores que embelezam os espaços da cidade. E além do mais, você que for lá vai poder apreciar uma bela horta e se exercitar na academia ao ar livre e na pista de caminhada. 🙂

Endereço: Rua Ernesto Gonçalves Rosa Junior, 150, Jardim Florestal
Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h

Parque do Trabalhador – Corrupira

O Parque do Trabalhador, mais conhecido como Parque do Corrupira, possui vários quiosques com churrasqueira (!!!), uma área para espetáculos, trenzinho, sistema de som, áreas para piqueniques, além de estacionamento. Ah, e o trenzinho funciona de quinta a sábado, das 15h às 16h. Aos domingos ele viaja das 13h30 às 16h. ?

Endereço: Avenida Nicola Acieri, 1900, Bairro Corrupira
Horário de funcionamento: de quinta-feira a domingo, das 8h às 17h

Parque da Cidade

O Parque da Cidade conta com 500 mil metros de área, repleta de atrações como academia ao ar livre, centro náutico, pista de caminhada e ciclovia, além de playgrounds e quadras esportivas.

Endereço: Rodovia João Cereser, km 66, Bairro do Pinheirinho
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h30 às 19h, com entrada até às 18h

Mesa e bancos de madeira em um dos locais do parque da cidade perfeitos para um piquenique!
Mais um lugar perfeito para um belo piquenique no Parque da Cidade! ? (Foto: PMJ/Reprodução)

Dicas

Protetor solar
Além de usar o de FPS adequado à sua pele, mesmo com o protetor solar aplicado no corpo não deixe de lado o boné ou chapéu com aba! Ah, e não se esqueça de reaplicar o protetor pelo corpo a cada duas horas. 😉

Sacolinhas para o lixo
Os parques municipais e a maior parte dos espaços públicos da cidade possuem lixeiras. Mas né, não custa levarmos as nossas sacolinhas para depositarmos os restos de comida, embalagens de alimentos e bebidas e demais resíduos, não é verdade? Tuuuuudo isso, afinal, é nosso! 🙂

Repelente
Você só vai precisar de um limãozinho ou de uma laranja e alguns cravos da índia. Daí é só partir a fruta ao meio, espetar os cravinhos da índia como na imagem aqui embaixo e pronto! As propriedades de ambos os vegetais vão se espalhar pelo ar, afastando os insetos de perto do seu piquenique. Yes! ?

Foto de duas metades de limões diferentes com cravinhos da índia espetados e alguns jogados na frente, para afastar os insetos na hora do piquenique.
Conhece mais alguma dica caseira para afastar os insetos? Conta pra gente. 🙂 (Foto: Reprodução)

Agora é torceeeer para fazer um solzão e aproveitar muuuito! Tem mais algum lugar em Jundiaí que você curte e recomenda para piqueniques? Então conta pra gente aqui embaixo nos comentários! 🙂


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui