Alô, mamães e papais! Essa dica aqui é de ouro para vocês que procuram conteúdo de qualidade para seus filhos, hein? Foi lançado no início de março no YouTube o curta-metragem “A Locomotiva”, que tem como objetivo explorar o respeito com o patrimônio histórico aqui na cidade de Jundiaí.

Com 30 minutos de duração, o espetáculo conta a aventura de Fortunato, um menino de 9 anos que, passeando pelo Complexo FEPASA, monta um plano para que seu avô, o maquinista Ventania, encontre sua amiga Maria, “a Locomotiva”. 🚂

Embarque nessa!

De olho no público infantil de quatro a dez anos de idade, “A Locomotiva” é uma história de apenas três personagensFortunato, Ventania e Maria (A Locomotiva) – que retrata a importância da preservação da história do patrimônio público.

Com gravações no Complexo FEPASA, antiga sede da Companhia Paulista e que hoje é patrimônio histórico – inclusive, já contamos um pouco da sua história aqui –, o curta também aborda a relação entre neto e avô e como as histórias vividas com Maria, a locomotiva que o avô pilotava, encantam e fazem memórias na cabeça de uma criança de nove anos. “A intenção é que a criança entenda que é necessário preservar não só nossas histórias, que são contadas em espaços públicos, mas também as histórias das nossas famílias”, lembra a produtora do projeto Bárbara Guilherme.

Novo Coronavírus

O diretor do curta, Rafael Ambrosim, afirma que, inicialmente, ‘A Locomotiva’ foi idealizada como uma peça de teatro que seria apresentada nas escolas municipais da cidade. “Devido à pandemia do novo coronavírus, tivemos que repensar o formato e readaptar tudo, inclusive com os atores, pois todos foram chamados para atuar nos palcos”, lembra.

“Este projeto chegou em uma ocasião bem oportuna para profissionais com relação direta e indireta ao teatro e que tiveram muita dificuldade durante a fase vermelha da pandemia, como costureiras, maquiadores, cenógrafos, técnicos de som e luz, atores, entre outros”, comenta Ambrosin.

Com 5 episódios, “A Locomotiva” está disponível gratuitamente no YouTube para crianças e adultos se divertirem e mergulharem na história de nossa cidade.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: jornalismo.jundiai@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui