Estamos nos aproximando da final do Campeonato Paulista, que neste ano de 2020 chega à edição de número 124 – sim, criada em 1902 e com ‘edições duplas’ em alguns anos, o nosso campeonato estadual é considerado o mais antigo entre as competições de futebol do país! E é claro que Jundiaí não ficaria de fora disso tudo, né? ?

Dessa vez, vamos juntos nos aventurar por alguns episódios históricos do futebol na cidade – e que ficaram para a história do nosso futebol! Como a vez que a cidade teve seu próprio Corinthians, quando foi campeão do interior e também quando quebrou paradigmas participando, pela primeira vez na história, da principal divisão do Campeonato Paulista, rompendo a hegemonia dos times da capital e abrindo o caminho para o talento e dedicação dos times do inteiror. Com vocês, um pouco do nosso futebol! ⚽

Um Corinthians para chamar de nosso

Tudo começou em uma festa junina da paróquia da Vila Arens, em 1913. Ficou decidido ali, entre os moradores do bairro, que seria formado um clube para a prática de futebol, e que se chamaria ‘Clube Athlético Villa Arens’. Após algum tempo, passou a se chamar ‘Norte América’, após simplesmente ‘América’, até que em 1915, após a vinda do jogador Casemiro de Amaral, justamente do Sport Club Corinthians Paulista, o clube passaria a se chamar – e fazer sucesso – sob a alcunha de Corinthians Jundiahyense Foot-Ball Club.

(Foto: JundiAqui)

Em um dos primeiros jogos após a mudança, e no primeiro do novo estádio, projetado para acomodar 10 mil torcedores e que fora cedido pela Cia. Tecelagem Japy, cujo presidente era torcedor rooxo do clube, a disputa era contra ninguém menos que o clube que inspirou o nome: o próprio Corinthians ‘original’! E a festa ficou apenas pelas ocasiões do encontro e inauguração do estádio, viu? Por que pelo placar… os corintianos jundienses levaram 5 gols. ?

(Foto: As Mil Camisas)

Em pouco mais de 10 anos de existência, o clube teve uma participação expressiva no futebol paulista. Em 1920, por exemplo, foi campeão do Interior – até então era comum essa divisão entre campeonatos para os times da capital e outros apenas para os times do interior. O último registro que se tem do clube é de 1924, em mais uma disputa contra o Corinthians Paulista, e novamente mais uma derrota, desta vez um pouco menos amarga: apenas 2 a 0.

(Foto: As Mil Camisas)

Após o jogo, não se ouviu mais falar do clube. Segundo o pesquisador jundiaiense José Roberto Fornazza, houve movimentos na década de 30 e 60, dos próprios moradores, que até tentaram reativar o clube, mas todos foram em vão… Em uma dessas tentativas de reenguer o Corinthians Jundiaiense, foi iniciada a construção do estádio próprio, mas a empreitada acabou sendo deixada ‘de herança’ para a Associação Primavera de Esportes, que possui até hoje um estádio no local.

Também fizeram história

Nossa querida Jundiaí também teve no futebol outros representantes que, de uma forma ou de outra, deixaram sua marca no cenário esportivo nas últimas decadas… Dá só uma olhadinha!

Paulista F.C.

O nosso queriiido Galo, o grandioso Paulista Futebol Clube, foi fundado por funcionários da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1909. O time sucedeu outro clube que existiu entre 1903 e 1908 aqui na cidade, o Jundiahy Foot-Ball Club, este menos organizado e conhecido.

Nos primeiros anos de sua existência, o Paulista concentrou as suas atividades em disputas internas entre os associados e alguns jogos amistosos contra outras equipes. Em 1926 ele foi convidado a integrar a Liga dos Amadores de Futebol, participando assim, pela primeira vez, de uma edição do Campeonato Paulista, e se tornando o segundo do interior a disputar a competição, como também o primeiro interiorano a seguir até o final do campeonato (você vai entender o porquê já já)!

O mais próximo que o time chegou da taça do Campeonato Paulista foi em 2004, com o 2º lugar na campetição. Por outro lado, o título de maior expressão do Galo de Jundiaí foi, sem dúvidas, a Copa do Brasil de 2005, que levou o time inclusive a ter a ganhar o direito de jogar a Copa Libertadores da América, principal competição de futebol da América do Sul. Haaaaja coração!! ???

(Foto: CBF)

Hydecroft Foot-Ball Club

Contamos recentemente aqui mesmo em nosso portal a história do Hydecroft, o primeiro time do interior a competir na principal categoria do Campeonato Paulista! Formado por alunos do ‘Gymnasyo Hydecroft‘, conhecido como o ‘Collegio Inglez’, o time jundiaiense estreou na competição da Liga Paulista de Foot-Ball no dia 19 de abril e já perdendo de 1 a 0 para o Sport Club Internacional, da capital. ? Antes de desistir do campeonato, o Hydecroft jogou 8 partidas, tendo vencido apenas 2 partidas, empatado 1 e perdido as outras 5. ?

E, independente do resultado, temos muito orgulho de reconhecer que foi o foi o Hydecroft Foot-Ball Club que abriu o caminho para outros 62 times do interior também participarem da categoria principal do nosso campeonato estadual até os dias atuais. ?

São João Futebol Clube

O São João Futebol Clube foi fundado em 14 de abril de 1913 e, apesar de ter disputado apenas 3 edições da segunda divisão do Campeonato Paulista, entre os anos de 1948 e 1950, revelou grandes craques para o nosso futebol. É o caso do jundiaiense Romeu Pelicciari, que jogou pelo clube de 1928 a 1929, quando foi brilhar no Palestra Itália, da capital. Romeu teve também passagens pelo Fluminense e Comercial, de Ribeirão Preto, e chegou até a ser convocado para jogar a Copa do Mundo de 1938 pela Seleção Brasileira! ?

A partir de 1951, a diretoria do clube decidiu por encerrar as participações do time nos campeonatos profissionais, passando a cocnentrar suas energias à parte social e recreativa do São João. Em 1967 passou a se chamar Clube Recreativo São João, e de 1989 até os dias atuais, Clube São João.


Mais recentemente, há muitos outros clubes aqui da cidade que chegaram a competir em outras divisões do Campeonato Paulista ou que fazem bonito no Campeonato Amador de Jundiaí. ? A estes, nossa admiração e torcida, e claro, uma outra matéria dedicada inteiramente aos nossos campeões. 😉 ⚽?

Fontes: TVTEC, As Mil Camisas, Jundiahy Antiga, Clube São João e Terceiro Tempo.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui