Em uma época em que a sociedade se preocupa cada vez mais com o meio ambiente e o impacto das atividades humanas sobre o planeta, cada boa ação, mais do que ser comemorada, deve ser conhecida e replicada. E essa iniciativa de hortas orgânicas dentro de condomínios já vem dando muitos frutos nos locais onde foi implantada, viu? 💚

Como parte do projeto, as famílias podem visitar as hortas – e a criançada aprender muito sobre o meio ambiente! (Foto: Arquivo Pessoal/ Reprodução)

E aqui em Jundiaí, quem tomou a dianteira foi o Técnico em Agropecuária Daniel Carvalho Rodrigues Mariano, diretor da empresa Sinergia Orgânicos, que desde 2016 atua no ramo de produtos orgânicos e naturais. Ele conta que a empresa implantou as primeiras hortas orgânicas no ano de 2019 em dois condomínios fechados no bairro do Eloy Chaves. “Apresentei o projeto para os síndicos dos condomínios e eles gostaram muito da proposta de trabalho, por conta de seus muitos diferenciais e inovações“, afirma.

Da semente ao consumo

O projeto das hortas dentro dos próprios condomínios funciona da seguinte forma: além dos moradores contribuírem para o adubo que é utilizado nas hortas, eles também são os beneficiários da produção, uma vez que eles mesmos podem solicitar os itens por um aplicativo próprio. 📱

A Sinergia Orgânicos é a responsável pelo cultivo e manutenção da horta, e também pelas entregas dos kits de orgânicos, realizadas semanalmente. “A entrega é outro diferencial: realizamos o delivery porta a porta de bicicleta e com sacolas tipo ecobags retornáveis. Assim, colaboramos com a redução de emissão de CO2 e de utilização de plástico”, explica Daniel.

E, do início ao fim, a sustentabilidade dentro do próprio condomínio é prioridade, viu? Por exemplo: os resíduos orgânicos dos moradores, como restos de folhas, legumes, borra de café e cascas de ovos são coletados e enviados para a horta, para lá serem separados e passarem naturalmente pelo processo para virarem adubo.

“Dessa forma, reduzimos a emissão na natureza de um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global, o Dióxido de Carbono, temos hortaliças de grande qualidade nutricional e ainda a conscientização por parte de quem mora no condomínio.”

Nós buscamos o bem-estar e a conveniência dos condôminos, facilitando seu acesso e consumo de alimentos orgânicos e naturais.

Em uma semana, Daniel estima que foram coletados entre os moradores do condomínio cerca de 300 kg de resíduos orgânicos, que após 45 a 60 dias, estará pronto para virar adubo.

Próximos passos

De acordo com Daniel, o projeto tem grande capacidade de ser replicado em outros condomínios e até em empresas – perspectiva que começou a ganhar forma neste ano de 2021, com a previsão de, em breve, expandir a coleta de resíduos orgânicos em restaurantes industriais, supermercados, escolas, hospitais e shoppings da cidade. “Esse programa contará com veículos elétricos para coleta, energia solar para o abastecimento e um acelerador de compostagem para cobrir uma área equivalente a 4 campos de futebol.”

A meta em 5 anos, segundo o técnico em agropecuária, é compostar cerca de 14 mil toneladas de material orgânico, o que equivale ao plantio de 367 mil árvores. “Assim, podemos deixar um planeta melhor para as próximas gerações, neutralizando a emissão de gás carbônico e ainda gerar empregos, investimentos, alimentação saudável e lixo zero.”

Por fim, Daniel ainda lembra que projetos como este, além de fortalecerem a produção regional de frutas, hortaliças e verduras, fomenta o consumo sustentável e consciente de tais produtos. É a saúde – nossa, e a do planeta – que saem ganhando. 😉

Sinergia Orgânicos

  • WhatsApp: (11) 97643-1000  
  • E-mail: sinergiaorganicos@outlook.com
  • Site
  • Instagram

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: jornalismo.jundiai@solutudo.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo projeto e pela visão sustentável, não apenas do pilar ambiental, mas o econômico e social. Sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui