A tarde do dia 21 de janeiro de 2021 ficará para a história de Jundiaí. Isso porque a tão aguardada data de início da vacinação contra a Covid-19 finalmente chegou, e com ela também as primeiras doses de esperança por dias melhores.

Com a chegada das 4,7 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em colaboração com o Instituto Butantan, no final da manhã desta quinta-feira (21), Jundiaí imunizou suas primeiras profissionais da linha de frente ao combate do vírus. A primeira imunizada foi a técnica de enfermagem Tatiane Dantas de Carvalho, juntamente com a médica intensivista Milena Bezerra Leão, ambas funcionárias do Hospital São Vicente (HSV). “A vacina será muito importante para diminuir a velocidade dessa pandemia que começou no ano passado. Todo mundo estava esperando por esse momento”, destaca Milena.

(Foto: PMJ/ Reprodução)

Cuidando de quem cuida

Primeira a ser imunizada na cidade, Tatiane afirma que se sente lisonjeada, e que incentiva a todas as pessoas a tomarem a vacina: “ela é um recurso importante que nós temos neste momento. E, apesar da vacina, as pessoas precisam manter os cuidados necessários para prevenir a doença, como uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos, pois a eficácia da vacina não será imediata”.

(Foto: PMJ/ Reprodução)

Para garantir a vacinação de seus profissionais, o HSV montou uma megaoperação, que inclui três equipes que irão percorrer os setores do hospital. “Tomamos um cuidado muito especial com relação à segurança, por isso, as vacinas serão aplicadas em cada colaborador em seu setor, evitando movimentação e aglomeração. A imunização obedecerá um planejamento, priorizando as equipes que atuam diretamente nas áreas da pandemia”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Próximos dias

Neste primeiro momento, com a priorização dos serviços de saúde, a entrega das doses será feita pelas equipes da Prefeitura de Jundiaí, acompanhadas pela Guarda Municipal, diretamente aos serviços, onde os trabalhadores serão imunizados em seus respectivos turnos de trabalho.

(Foto: PMJ/ Reprodução)

De acordo com o cronograma montado pelos técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a distribuição será feita de forma igualitária para os profissionais de saúde das redes pública e privada da cidade, levando em consideração a quantidade de funcionários e as equipes que atuam no atendimento direto aos pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

Ainda de acordo com a Prefeitura, Jundiaí aguarda a liberação de novas doses para o atendimento de todo o público prioritário da saúde, que somadas contabilizam cerca de 15 mil pessoas, bem como para iniciar as demais categorias conforme as determinações dos órgãos federais e estaduais.

(Foto: PMJ/ Reprodução)

“Neste momento, é necessário a intensificação das medidas de prevenção, evitando a contaminação e a transmissão para as demais pessoas da família”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera. “Ainda que as doses que chegaram nesta quinta-feira pareçam pouco perante o que precisamos, é preciso lembrar que a quantidade será suficiente para vacinar todos os profissionais da Saúde que atuam na linha de frente no combate à doença.”


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui