Após aparecer duas vezes, em menos de um ano, nos principais rankings das melhores cidades para se viver no país, chegou a vez de Jundiaí se destacar não apenas entre as cidades brasileiras, mas entre as melhores cidades das Américas para Investimento Estrangeiro Direto e na Efetividade de Custos entre cidades de médio tamanho. Top, né? ??
Na 6ª edição do American Cities of the Future 2021-2022, estudo da FDI Intelligence, entidade ligada à divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times, Jundiaí se destacou como sendo a única cidade brasileira no ranking das 25 melhores cidades das Américas para Investimento Estrangeiro Direto (FDI, na sigla em inglês). ?
Outras seis cidades latino-americanas estão no ranking, mas somente duas à frente de Jundiaí: as capitais San José (Costa Rica) e Bogotá (Colômbia). A título de curiosidade (e orgulho!), nossa Jundiaí está à frente de grandes cidades como Vancouver (Canadá), Orlando (EUA) e Medellín (Colombia). ??
Em outra categoria, que indica a Eficiência de Custos, Jundiaí fica em 8º lugar no ranking das 10 melhores cidades com mais de 350 mil habitantes. A única brasileira que acompanha Jundiaí neste ranking é São José dos Campos, na 6ª posição.
Jundiaí é destaque!
No estudo, foram analisadas as performances de 210 cidades em cinco categorias: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Conectividade, Ambiente Favorável a Negócios e Efetividade (Eficácia) de Custos. Em cada categoria, foi atribuído um máximo de dez pontos às cidades e/ou regiões metropolitanas analisadas.
Na avaliação de Sérgio Costa, CEO da Strings – Strategy, Investments, Global Business, jurado convidado pela FDI Intelligence para compor o quadro de especialistas em investimentos para a elaboração do ranking, os dados encaminhados por Jundiaí se destacaram pela transparência das informações, pelas medidas de apoio aos investimentos durante o enfrentamento à pandemia e a dedicação para manter a atratividade de investimentos.
“A ótima receptividade dada pela gestão aos projetos de investimentos, sejam aqueles já instalados e que querem ampliar o serviço, ou aqueles que estão interessados em investir na cidade, garantem o destaque para a cidade como um ponto de interesse mundial. A classificação de Jundiaí a credencia como um ótimo destino para o investimento, seja ele de origem nacional ou internacional”, destaca.
Você pode conferir mais detalhes do estudo e o ranking de outras categorias neste link (em inglês).
A gente já sabia!
O retrospecto de nossa Jundiaí é pra lá de invejável. No início de fevereiro de 2021, com a divulgação do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), feita pela consultoria Macroplan, Jundiaí figurou entre os dez melhores municípios em saneamento (7º) e educação (8º) e, na área da saúde, subiu 24 posições em uma década, ocupando agora a 16º entre as melhores. Na área de segurança pública, nossa cidade ocupou a 25ª posição.
Por sua vez, em agosto de 2020, o Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA) já havia apontado Jundiaí também como a 2ª melhor entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e com renda per capta acima de R$ 28.636,00.
Neste outro ranking, totalmente independente do IDGM, Jundiaí possuía uma nota geral de 8,05, a segunda melhor entre as cidades do estado de São Paulo e do país todinho!
Um orgulho que não cabe no peito (e nem nessa matéria!), não é mesmo? ?? E é por essas e por tantas outras notícias boas que temos a alegria e o orgulho de viver e amar Jundiaí! ?
Fontes: Prefeitura de Jundiaí, FDI Intelligence
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]