Hoje, 19 de julho, é comemorado o Dia Nacional do Futebol. No país do futebol, não poderíamos deixar essa data passar em branco, por isso resolvemos falar do querido time de Jundiaí, o Paulista FC.

Foto: Divulgação Facebook Paulista FC

História do Paulista FC

O nosso time de Jundiaí, Paulista Futebol Clube, foi fundado por funcionários da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1909. O time sucedeu outro clube que existiu entre 1903 e 1908, o Jundiahy Foot Ball Club. O nome do novo time foi escolhido em homenagem à empresa que os fundadores trabalhavam.

Nos primeiros anos de sua existência, o Paulista concentrou as suas atividades em disputas internas entre os associados e alguns jogos amistosos contra outras equipes. Em 1926 ele foi convidado a integrar a LAF (Liga dos Amadores de Futebol). Na liga, o time jundiaiense, disputou os campeonatos paulistas da divisão principal de 1926 até 1929, sendo o primeiro clube do interior a disputar de forma completa um campeonato na elite estadual.

Com o fim da LAF, o Paulista concentrou suas atividades nos campeonatos municipais, e durante os anos 30 e 40 tornou-se o maior campeão da cidade.

Em 1957, o Paulista inaugura o estádio Dr. Jayme Cintra, sua amada casa até os dias atuais. No ano de 1968 ele consegue seu primeiro acesso, após uma campanha inesquecível, onde conquistou o título de maneira invicta, sendo até hoje o único clube do estado a conseguir um acesso sem perder nenhum jogo. Após ser rebaixado, conquistou o acesso novamente em 1984, desta vez sendo o vice-campeão, mas com uma goleada inesquecível no último jogo por 7 a 1 (esse número te lembra algo?) diante do VOCEM de Assis no estádio do Parque Antárctica em São Paulo. A permanência na elite desta vez não durou tanto, sendo rebaixado novamente em 1986.

Foto: Time do jogo contra VOCEM, Divulgação Facebook Paulista FC

Você sabia que o Paulista nem sempre manteve esse nome? Em 1998, o galo fez a parceria e se associou com a Parmalat, mudando o seu nome para Etti Jundiaí. A mudança desagradou a muitos torcedores, mas trouxe resultados imediatos em campo, com o time vencendo a Copa Estado de São Paulo (atual Copa Paulista) em 1999, o Campeonato Paulista da Serie A2 e o Brasileiro da Série C, ambos em 2001. No ano seguinte, a Parmalat anunciou a retirada de seus investimentos em futebol e o time passou por uma curta fase de transição, durante a qual se denominou Jundiaí Futebol Clube. Finalmente, um plebiscito entre os torcedores devolveu-lhe o nome de Paulista Futebol Clube.

Mesmo sem mais nenhum parceiro, o clube não deixou de conseguir resultados importantes, como o vice-campeonato Paulista de 2004, que lhe deu o direito, de no ano seguinte, disputar a Copa do Brasil. E em 2005 então veio a maior conquista da sua história: a Copa do Brasil, onde o Paulista venceu equipes tradicionais, todas elas da elite do futebol brasileiro na época. Com a conquista, o time ganhou o direito de disputar a Copa Libertadores da América de 2006 e apesar de ter sido eliminado na primeira fase, chegou a vencer o River Plate da Argentina no estádio Dr. Jayme Cintra. Entre os anos 2004 e 2006, foi considerada a época do auge do time da cidade.

O Paulista voltou a ser rebaixado em 2014 para a Série A2. Em 2016, após mais uma fraca campanha caiu para a Série A3 e no ano seguinte, outra campanha ruim fez com o que clube parasse na última divisão do futebol estadual. Atualmente o time não está em sua melhor fase, estando na 4ª divisão do Campeonato Paulista, mas sempre torceremos para que ele continue na ativa em busca de novos títulos.

Mascote

Foto: Reprodução Site Oficial Paulista FC

A rivalidade entre o Paulista e o Comercial, clube amador na década de 40, fez surgir o Galo como mascote do clube. Diz a lenda que em uma partida realizada no antigo estádio da Vila Leme, a torcida do Paulista atirou um galo para dentro do gramado quando vencia um disputado jogo contra o Comercial. A caça ao galo dentro do campo pelos rivais tornou-se histórica, tanto que a torcida o adotou para sempre como mascote do clube. (haha isso que é vingança)

Saiba mais sobre a história do time no site oficial do clube.

Confira na Solutudo os próximos jogos do Paulista na cidade.

Dia Nacional do Futebol

Futebol é um dos esportes mais populares do país, sendo o Brasil conhecido mundialmente pela qualidade de seus times e jogadores. O esporte nasceu na Inglaterra em 1863 e foi introduzido em nosso país em 1894, por Charles Miller.

A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, com o objetivo de homenagear o primeiro time registrado como clube de futebol do país, o Sport Clube Rio Grande, do Rio Grande do Sul. O time foi fundado em 1900 e é o clube com mais tempo em atividade no país.

Fonte: Calendarr; Site Oficial Paulista FC; Página Oficial Paulista FC
Foto: Divulgação Pixabay


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui