Adriano Ramalho é um jundiaiense que é a prova de que um bom funcionário pode prosperar dentro de uma empresa. Ele começou a carreira profissional aos 14 anos e trabalhou por 23 anos dentro da mesma companhia, que era dona de duas empresas de autopeças.

Começou o trabalho na área de estoque, algum tempo depois passou a ser supervisor de vendas e por último se tornou comprador.

Os proprietários das duas empresas, decidiram que era hora de focar mais em um só ramo. Assim, optaram por vender a Farol & Cia, que já estava no mercado desde 1989. Como já era o gerente da outra empresa, Adriano viu a oportunidade de comprá-la e decidiu aceitar o desafio. Em 2015, passou de funcionário a proprietário da empresa.

Quem o motivou bastante nessa jornada foi seu ex-chefe, Sérgio. Os donos da empresa acreditaram nele, incentivaram a compra da loja e juntos amadureceram a ideia. Adriano reforça que, na posição de líder da empresa, é necessário agir e aos poucos ir consolidando a empresa. No caso, decidiu focar bastante no atendimento e qualidade de seus serviços.

Hoje, a empresa onde teve a primeira oportunidade de emprego é uma concorrente, porém uma concorrência leal e amistosa. O empresário é muito agradecido por tudo o que fizeram por ele no tempo em que trabalhou para a empresa.

Sempre em busca do melhor atendimento

Ele também se orgulha de seus funcionários e clientes. Seu pai o ajuda na loja, assim como mais seis funcionários.

Procuro deixar as pessoas à vontade em minha loja. Ela é pequena e isso nos dá a oportunidade de gerar uma proximidade ainda maior com o cliente. Temos como exemplo uma cliente que veio de Cajamar, para trocar uma lâmpada em nossa loja. Isso porque ela sempre sentiu a transparência no local.

“Conto com minha equipe para tudo, pois sozinho não conseguiria fazer nada. Tenho o maior carinho por todos porque passamos mais horas juntos no dia a dia do que com nossas famílias.” (Foto: Arquivo pessoal)

A preocupação com o cliente é tão grande que há uma regra na loja: eles nunca recebem de um serviço, antes que ele seja efetuado. “Isso virou uma norma dentro da empresa, por mais simples que seja o serviço. Às vezes chega uma pessoa para trocar uma lâmpada e fala que já vai pagar pelo serviço, mas falamos que não. Porque pode ser que seja outro o problema e nós só vamos trocar se realmente for algo que precisa.” Com isso, Adriano tem a certeza que esse cliente irá voltar, com o objetivo de transmitir o máximo de segurança ao consumidor.

Ele nos conta que um problema frequente que chega até a loja são pessoas que ficam preocupadas, achando que o serviço que será realizado pode ser caro e algo muito complicado. Ninguém gosta de gastar muito dinheiro, não é mesmo? “Na maioria das vezes é algo bem simples e não muito grave.”

Na Farol, ninguém fica parado. A empresa é saudável e serviços são o que não faltam. Desde sempre eles prezam pela qualidade de seu produto. A empresa não vende peças que não seriam colocadas em seu carro, por exemplo. Adriano acompanha de perto todo o serviço realizado por sua equipe e está sempre no balcão verificando se está tudo certo.

Ele sempre está com um sorriso no rosto, pronto para prestar o melhor atendimento a seus clientes. (Foto: arquivo pessoal)

Paixão pelo negócio

Ele fica feliz ao falar da sua área de atuação: “Sempre gostei do ramo de autopeças e o comércio. Foram as áreas que trabalhei a maior parte da minha vida.”

Adriano sempre foi muito esforçado. Já trabalhava desde a oitava série e após finalizar o ensino médio, começou a faculdade de Economia. A busca por crescimento profissional o instigava cada vez mais e a oportunidade de ter um negócio próprio foi ótima para sair da zona de conforto.

Sua convicção e paixão pelo trabalho é algo que também o motiva e o faz sonhar. “Entendo do que faço e nunca tive dúvidas. Ter uma empresa é um verdadeiro desafio, desejo ter um local próprio pois hoje é alugado, e abrir uma filial também. Um passinho de cada vez, também pretendo estudar bem o mercado e a tendência é poder investir ainda mais na comunicação e reforçar o atendimento.”

Além do negócio, sua outra paixão é sua família. Hoje, com 41 anos, é Casado com Caroline e pai de duas meninas, Maria Eduarda (5 anos) e Maria Fernanda (3 anos). Ele conta com o apoio e incentivo de seus familiares em sua jornada.

Qualidade e Diferenciais

A Farol & Cia nasceu com a missão de atender uma necessidade do comércio de Jundiaí e região no segmento de acessórios automotivos e, mesmo com seus 30 anos de empresa, ainda continua sendo um dos focos da empresa.

Alguns de seus diferenciais, além do atendimento personalizado, é a agilidade na execução dos serviços. Além disso, a grande variedade de produtos que a loja possui, como: faróis, lanternas, retrovisor, palhetas, acessórios para pick-ups, para-choques, capotas, calotas, som, tapetes, entre outros produtos que Adriano se orgulha de ter em sua loja.

Para ter sucesso no seu negócio é necessário ter muito conhecimento sobre o produto que irá comercializar. Tenha a certeza de que está passando isso ao seu cliente. Do mesmo modo, deve-se vender um produto de qualidade, com transparência e confiança em si mesmo.

Serviço

Farol & Cia

  • Endereço: Rua Messina, 480 – Jd Messina (Próximo ao Hospital Universitário) – CEP 13207-480 – Jundiaí/SP
  • Telefones: (11)4587-6594 / (11)4587-9766 / (11) 99600-3109
  • Site
  • Facebook
  • Instagram

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui