Atire a primeira pedra quem não curte assistir a um filminho! Sejam de drama, comédia ou terror, os filmes fazem parte das nossas vidas desde sempre! E é um fato que sempre ouvimos por aí sobre os ‘longas’, que são os filmes que mais estamos acostumados em assistir. Eles têm mais de 1 hora de duração e geralmente são os que têm destaque nas salas de cinema e nos horários de filmes na TV. Mas você já assistiu aos chamados curtas-metragens? ?

Segundo o professor e produtor audiovisual Silvio Romão, a principal característica dos ‘curtas’, como o próprio nome entrega, é a sua duração curtinha, na média de 20 minutos. “Curta-metragem é filme como todos os outros. Tendo um tempo menor, terá menos gasto, menos trabalho e essas são suas características. Eu digo também que dentro de um curta metragem tem muita experimentação e oportunidades de aprendizado“, explica.

Contando histórias

O produtor conta que sempre gostou de todo tipo de forma de se contar histórias, que fosse pelo cinema, quadrinhos ou por livros, e foi em 2007 que teve sua primeira experiência produzindo um curta-metragem. “Foi um “trash” de terror chamado Marionetes. É horrível, porém, ali percebi que temos a possibilidade de fazermos nossas próprias produções regionais. Assistir ao resultado sabendo o quão difícil é produzir, me trouxe uma ótima sensação. Descobri com esse “trash” que era o que queria para minha vida“, conta.

Passados 13 anos, Silvio se formou em Rádio e TV, está numa pós-graduação em Direção Audiovisual, e até fundou uma produtora, a Legatun Filmes. Ele, que já trabalhou em inúmeros curtas – como diretor foram seis vezes, como supervisor em uma oficina de cinema já foram oito, além de diversas outras funções que já desempenhou -, nos ajudou com essa lista de 5 curtas-metragens jundiaienses que você PRECISA conhecer, assistir e divulgar. Confira! ;).

5 curtas para você curtir! ??

O Jantar

Com direção de Marcelo Silva, o primeiro curta da nossa lista foi gravado no ano de 2016 na cidade, com atores da companhia jundiaiense de teatro Um do Outro, e conta a história de um casal apaixonado que vê seu casamento ruir após brigas constantes. Ambos passam dos limites e as coisas nunca mais serão as mesmas. ?

Chips

Esse curta é pra quem curte um terror, hein? Julia, uma adolescente gamer que vive em uma típica família brasileira moderna. Sua mãe adora correr ouvindo uma playlist, seu pai não desgruda do celular nem em momentos de descanso, enquanto seu irmão mal para em casa. Júlia, que não sai do quarto até zerar um game, é obrigada a abandonar o jogo quando ouve algo suspeito vindo da sala. A direção fica por conta de Ani Reyes.

Minha Câmera, Minhas Regras

Com a direção de Ana D’Andrea, a segunda edição do workshop ‘Minha Câmera, Minhas Regras’ foi realizado no início de 2018, trazendo a proposta de articular a representatividade da mulher na sociedade, dando destaque para o cenário audiovisual brasileiro. A atividade prática de gravação proporcionou às 14 participantes as bases para a participação feminina nos dois lados da câmera, resultando nesse curta aqui. Dá só uma olhadinha no resultado:

Curta em Corte

O curta ‘mais longo’ da nossa lista (com 17 minutos) foi gravado em Jundiaí, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista em 2016, como Trabalho de Conclusão de Curso de estudantes de Rádio, TV e Internet. Com a direção de Silvio Romão, todos os atores são jundiaienses, incluindo Claudio de Albuquerque, grande ator e poeta.

Comida Para Cachorro

Em uma Jundiaí assolada por uma onda de frio que gerou fome e violência, uma garota tenta recuperar seu estoque de comida. Também contando com a direção de Silvio, o curta foi gravado em 2019, com o Complexo Fepasa servindo de cenário em diversas cenas! ?

Silvio afirma que levou 3 meses para lançar o ‘Curta em Corte’, enquanto que para ‘Comida Para Cachorro’ precisou de apenas uma semana. “Eu sou apaixonado por isso e faço curta-metragem por prazer. Contar histórias dessa forma é fantástico, a câmera revela muitas coisas e conseguir colocar seu olhar para o público é recompensador.”


E aí, você gosta de curtas-metragens? Se apaixonou por essas belíssimas obras aqui da nossa terra? Conhece mais alguma produção jundiaiense que vale a pena assistirmos? Manda aqui embaixo nos comentários, e bora valorizar o que é nosso! ??


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui