Dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock! Jundiaí também tem muito “rock na veia”, e por isso resolvemos contar a história de uma das melhores bandas de classic rock do Estado de São Paulo, a Banda UTI – Última Transição Inconsciente, que já completou 30 anos de estrada e continua fazendo sucesso pela cidade.

Banda UTI

Formada por um grupo de jovens idealistas em 19 de março de 1989, a banda queria simplesmente resgatar os grandes clássicos do rock. “Sempre ouvi rock. E com essa afinidade musical veio a vontade de tocar algum instrumento e montar uma banda, assim descobri minha vocação na guitarra.”, diz Marcelo Bertola, guitarrista e fundador da banda.

Muito da influência da banda começou com bandas da década de 60, época que foi promissora para o cenário musical, as décadas que se seguiram serviram para inserir, no mercado fonográfico, muitos talentos, e, principalmente, para apresentar ao mundo aqueles que se solidificariam como os monstros sagrados do rock.

Numa escala de grande intensidade, bandas como Pink Floyd, Deep Purple, Iron Maiden, Guns N’ Roses, Metallica, Whitesnake, entre tantos outros, disputavam acirradamente o topo das paradas de sucesso, marcando, para sempre, a vida de pessoas das mais variadas faixas etárias. E foi no embalo desse ritmo, que muitas crianças nasceram, cresceram, namoraram e se casaram – passando para as novas gerações o gosto pelo rock. Algumas delas foram os integrantes da banda, inspirados no início por bandas de rock nacional e posteriormente do internacional.

Foto: Divulgação Banda U.T.I.

Conhecendo mais a história

Ao longo de seus 30 anos, a banda U.T.I. passou por algumas transformações. Alguns músicos se foram, outros vieram e agregaram muito a qualidade de som que hoje apresentam. Esta formação não muda há 5 anos. “É uma química que deu certo!” Existe entrosamento entre todos os músicos: Ricky Abatte Aba (vocal), Marcelo Bertola (guitarra e violão), Ricardo Caetano (guitarra), Ricardo Damas (bateria), Gustavo Panizza (teclados), Zé Cantelli (contrabaixo).

Sabemos o quanto se manter no cenário musical é um grande desafio: “Não há nada que dê mais orgulho a U.T.I. do que ter um bom retorno do público, seja prestigiando os nossos shows ou recebendo postagens em nossas redes sociais. Quando vemos os nossos fãs falando da banda ficamos muito emocionados. O nosso maior orgulho é o carinho e o respeito do nosso público. Na última edição da Festa da Uva de Jundiaí, o público não queria que parássemos de tocar. E começaram a entoar um coro em alto e bom tom: U.T.I., U.T.I. E não paravam… Foi de arrepiar!”

Ao perguntar sobre os sonhos da banda, eles nos contaram que cada integrante tem um sonho em particular e que a banda é um caminho para a realização desses sonhos.

“Hoje, o que nos move é a união. A mesma que esperamos ter nas próximas décadas, pois a amizade entre os integrantes está acima de tudo. A U.T.I. é um sonho realizado! Somos U.T.I.; somos rock’n roll! Está na veia!”

O fato da banda ser considerada uma das melhores do estado tem muito a ver com a grande receptividade, o recorde de público e a procura em eventos tradicionais. “Recebemos convites para tocar em outros estados, nem sempre rola o show, mas é muito bom saber que a U.T.I. está no topo da lista de inúmeros motoclubes.”

Por seu gênero musical focado no classic rock, e por sua formação altamente profissional, eles conquistam, ano a ano, seu espaço, despontando entre as inúmeras bandas do segmento do Estado.

Se você ficou com vontade de ir em algum show da U.T.I.

Saiba que eles sempre lotam os eventos da cidade, com um repertório das mais variadas bandas do rock internacional, incluindo Pink Floyd, Metallica, Deep Purple, Ozzy Osbourne, Twisted Sisters, Linkin Park, Bon Jovi, AC/DC, Iron Maiden, Europe, Steppenwolf, Billy Idol, enfim, o repertório da banda é extenso.

A banda fala com orgulho sobre o gênero musical que tanto amam, “Rock é um estilo de vida e não apenas um gosto musical, ele une pessoas e nações, os rockeiros, em geral, são pessoas que se respeitam muito, é um movimento da paz. O Dia do Rock é uma data valiosa para todos os amantes do Rock ‘N Roll, e nesse dia gostaríamos de passar uma mensagem para os rockeiros jundiaienses.

Rock não é modismo. Rock é cultura! Aprendam com os nossos monstros sagrados do rock, que têm muito a nos ensinar. Seja clássico, metal, rockabilly, etc. Não importa o estilo, seja rock! Long live rock ‘n roll!”

Confira uma música tocada pela Banda U.T.I. – It’s My Life – Bon Jovi

É de arrepiar né?! Confira os eventos de Rock que estão rolando na cidade na Solutudo!

Foto: Reprodução Banda U.T.I.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Avalie este conteúdo

2 COMENTÁRIOS

  1. A Banda U.T.I. – Última Transição Inconsciente agradece pela reportagem e aproveita para desejar um Dia Mundial do Rock muito irado para todos os amantes do rock’n roll. É isso aí, quem sabe o que é boa música conhece bem o rock’n roll. Long Live Rock’n Roll.

  2. Obrigado Valéria Nani! Desejamos um ótimo dia do rock para vocês também! Adoramos conhecer um pouco mais sobre a história da banda! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui