Você pode até não ser muito ligado nos jogos e ao mundo do futebol, muito menos à sua prática… mas você não pode negar que o esporte teve um papel importantíssimo na vida social e no entretenimento de milhões de pessoas ao redor do mundo ao longo do último século, não é mesmo? ?⚽

Nem precisamos lembrar que foi no Brasil que o esporte inglês foi adotado e muito bem cuidado, certo? ? A paixão do brasileiro pelo futebol já rendeu muitos momentos memoráveis dentro e fora das 4 linhas – até uma guerra já parou! E ó, Jundiaí fez parte da história do esporte em âmbito nacional. 😉

Isso porque foi daqui que saiu um dos primeiros clubes fora da capital e o primeiro do interior que disputou o mais antigo campeonato de futebol do país, o Hydecroft Foot-Ball Club. Você sabia dessa? ??

Outros tempos

O Campeonato Paulista começou lá no ano de 1902, o que o torna atualmente a competição de futebol mais antiga do Brasil! Inicialmente, foi organizado pela Liga Paulista de Foot-Ball (LPF), criada em dezembro de 1901.

Após um racha na liga, em 1913 foi fundada a Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA), que promoveu até 1917 – ano da extinção da LPF – um Campeonato Paulista ‘paralelo’, que se repetiu de 1926 até 1929 por causa de mais um racha, que provocou dessa vez a criação da Liga dos Amadores de Futebol (LAF).

É importante ressaltar, aliás, duas coisas: as edições ‘duplicadas’ das três ligas de 1913 e 1917, e de 1926 a 1929 são reconhecidas como legítimas pela atual entidade responsável pelo futebol de São Paulo, a Federação Paulista de Futebol; e que a participação do Hydecroft foi, de fato, a primeira de um time do interior na história de todos os campeonatos paulistas, independente da entidade organizadora. ??

São Paulo Athletic, o primeiro vencedor do Campeonato Paulista. (Foto: Reprodução)

Da sala de aula pro campo

Vamos agora então ao que interessa! A história do Hydecroft Foot-Ball Club surgiu a partir da vinda do ‘Gymnasyo Hydecroft‘, conhecido como o ‘Collegio Inglez’, para Jundiaí. Fundado em 1907 na cidade de São Paulo, em 1909 se transferiu para a Rua do Rosário, aqui em Jundiaí, fugindo dos surtos de febre tifoide e de outras doenças que acometiam a capital. Foi o terceiro colégio da cidade, e teve em seus quadros grandes nomes, como o professor Luiz Felippe da Rosa e Mário Guimarães, que tomou posse em 1951 como Ministro do Supremo Tribunal Federal. ?‍⚖️

O time do Hydecroft foi oficialmente formado no dia 31 de dezembro de 1913 pelos próprios alunos, e em menos de 4 meses já disputava um campeonato de elite – e, assim, também fazia história.

O time jundiaiense estreou na competição da LPF no dia 19 de abril e já perdendo de 1 a 0 para o Sport Club Internacional, da capital. No dia 3 de maio foi a vez de empatar com 3 gols com o Campos Elyseos, e no dia 31 do mesmo mês ser novamente derrotado, desta vez por 3 a 0, pelo Germânia.

A primeira vitória dos jundiaienses foi no dia 13 de junho, quando o Hydecroft, em casa, venceu por 1 a 0 o Minas Gerais. Mas a alegria durou pouco: após a vitória, o time foi abatido com uma sequência de 3 derrotas: 1 a 0 pelo Luzitano, no dia 5 de julho; goleado no dia 26 de julho por 4 a 1 pelo Corinthians, que mais tarde se tornaria o campeão paulista daquele ano; e novamente por 1 a 0 pelo Campos Elyseos no dia 30 de agosto.

Escudo do Hydecroft Foot-Ball Club (Foto: Reprodução)

A oitava e última partida do time do Hydecroft no campeonato de 1914 foi no dia 10 de outubro, vencendo por 2 a 0 o Campos Elyseos, vingando a derrota imposta pelo time paulistano no último confronto. Após o jogo, o time jundiaiense desistiu do campeonato. O Germânia também já havia se retirado do campeonato, terminando em último lugar a competição, e o Hydecroft na penúltima colocação da tabela de 7 times.

Primeiros de muitos

Embora outros times do litoral já tivessem participado anteriormente do Campeonato – a exemplo do Americano e do Internacional, ambos de Santos, em 1907, e do Santos F.C. no ano de 1913 -, foi o Hydecroft Foot-Ball Club que abriu o caminho para outros 62 times do interior também participarem da categoria principal do nosso campeonato estadual até os dias atuais. ?

(Foto: As Mil Camisas/ Reprodução)

E bom, não foi apenas o Hydecroft que era jundiaiense e que fez história, viu? O Paulista Futebol Clube, nosso querido Galo, em sua primeira participação no Campeonato Paulista, na edição promovida em 1926 pela LAF, além de se tornar o segundo do interior a disputar a competição, também foi o primeiro interiorano a seguir até o final do campeonato! ??

Você lembra que o Hydecroft retirou-se da competição, né? Pois bem, no campeonato de 1926, o Paulista apesar de também ter terminado em penúltimo lugar, computando 2 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, foi até o final e também fez história no futebol paulista. ??


Muito bacana, né? ? E, independentemente se você gosta de futebol ou não, até pelo esporte um pouco da nossa história pode ser contada! ⚽ Mas e aí, já tinha ouvido falar desse clube? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários! 😉 ⚽

Fontes: O Contra-Ataque, As Mil Camisas, Jundiahy Antiga (1 e 2), Folha de S. Paulo e Wikipedia (1, 2, 3, 4, 5, e 6)


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui