Assim que ouvimos falar sobre samba, pode ser que imediatamente venha à nossa mente as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, consideradas as capitais mundiais do samba, por justamente possuírem grandes representantes desse estilo musical tipicamente brasileiro. Mas ó, sem engano, podemos também afirmar que Jundiaí poderia muito bem também fazer parte desse seleto grupo de cidades, viu? ??

E sabe por quê? Porque também tivemos papel importante na vida de duas personalidades que tornaram o ritmo ainda mais conhecido e prestigiado pelo mundo! São eles: Adoniran Barbosa e o personagem da Disney Zé Carioca, que praticamente apresentou aos americanos o nosso estilo musical! E, cá entre nós: são sambistas dos bons esses, hein? ?

Adoniran Barbosa

Filho de imigrantes italianos, João Rubinato nasceu no dia 6 de agosto de 1910 no então Distrito de Valinhos, pertencente na época ainda a Campinas. E, antes de ser o prestigiado compositor, intérprete, comediante e radioator Adoniran Barbosa, ali a partir da década de 30, João teve uma infância muito humilde, juntamente com seus 7 irmãos.

(Foto: Reprodução)

E é a partir de 1918 que se inicia a relação do nosso eterno Adoniran com Jundiaí. Foi justamente neste ano que sua família se muda aqui pra cidade, e logo que chegam Adoniran já começa ajudando o pai em seu ofício de carregar os vagões da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Dividindo o tempo entre o carregamento de vagões, estavam os estudos no histórico Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, outro ponto histórico da cidade que já contamos um pouco aqui.

Ainda em Jundiaí, Adoniran também trabalhou como entregador de marmita e varredor em uma fábrica de tecidos, o que lhe permitiu ter o básico para sobreviver e, em 1924, possibilitar a mudança da família para Santo André, para ali ficar mais perto de sua verdadeira vocação: a de ser músico.

Já após sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca, em uma participação nos anos 70 no programa Ensaio, da TV Cultura, Adoniran contou alguns detalhes sobre sua infância aqui em Jundiaí. Vale a pena assistir! ?

Zé Carioca: Made in Jundiaí

É isso mesmo, minha gente! O Zé Carioca, que foi quem ensinou o Pato Donald (e o mundo) a sambar, é caipira! ? O clássico papagaio, representante da alma brasileira nos desenhos da Disney no século passado, durante os anos da chamada ‘política de boa vizinhança’ dos Estados Unidos para com os países da América, foi inspirado em um jundiaiense!

(Foto: Acervo Prof. Maurício Ferreira/ Sebo Jundiaí/ Reprodução)

José do Patrocínio Oliveira foi o conterrâneo ‘muso inspirador’ da trupe de Walt Disney. Ele nasceu aqui na cidade no ano de 1904, e com 28 anos foi para o Rio de Janeiro para trabalhar como músico em uma rádio, ao lado de grandes nomes na época como Pixinguinha, Nélson Souto, entre tantos outros.

Em 1939, partiu para os Estados Unidos a fim de participar de turnês de uma orquestra brasileira. Um ano depois foi contratado para atuar ao lado da famosíssima Carmen Miranda em filmes como ‘Aconteceu em Havana’ e ‘Uma Noite no Rio’. Neste meio tempo conheceu Walt Disney, e foi aí que sua carreira deslanchou, até se tornar a grande inspiração para o personagem brasileiro.

E olha que Patrocínio não apenas inspirou o papagaio Carioca, como também foi seu dublador! ? Escuta só:

Eita quanta história boa que nossa terra tem, hein?! Você sabia das relações desses dois ilustres personagens do samba aqui com a nossa Jundiaí? Conta pra gente aqui embaixo! E não esquece de compartilhar com a galera. ??

Pesquisa: Enciclopédia Itaú Cultural


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (3 votes)

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui