Você já deve ter ouvido falar do Guinness Book, o famoso ‘Livro dos Recordes’, né? ? Idealizado em 1951, e publicado pela primeira vez em 1955 na Grã-Bretanha, o Guinness é o ‘lugar oficial’ onde todos os grandes feitos, humanos ou da natureza, são registrados: a ave mais veloz do mundo, o salto mais alto de paraquedas já realizado pelo homem, e até recordes mais ‘curiosos’, como a maior quantidade de caramujos já colocada em um rosto. ?

Nós aqui da Solutudo adaptamos o ‘Guinness’ para a nossa realidade, e semanalmente publicaremos aqui em nosso portal os ‘recordes’ de nossa Jundiaí! ? Afinal, quem não gostaria de saber qual a rua mais longa da cidade? Ou qual o morador mais velho de Jundiaí? ??

via GIPHY

E estreamos hoje o nosso Guinness Jundiaí com o prédio mais antigo e também o mais alto da cidade! E aí, já sabe quais são eles? ? Não?? ? Então vem com a gente descobrir! ?

O primeirão!

Vocês sabiam que Jundiaí foi ganhar seu primeiro prédio, de fato, apenas em 1950?? Siim! E foi o Edifício Carderelli, na esquina da Rua Barão de Jundiaí com a Praça da Matriz, bem em frente ao Solar do Barão, o primeirão! ?

Edifício Carderelli em 2018. (Foto: Google/ Reprodução)

À época, claro, já existiam construções que eram chamadas de ‘prédios’ justamente por possuírem andares superiores. Mas, até o Carderelli, não havia nada semelhante: seus incríveis 4 andares e quase 15 metros de altura. Foi um verdadeiro marco para a cidade, tanto é que na época de sua inauguração, o edifício recebeu o título de ‘arranha-céu’, olhem só! ??

De estilo modernista, o Carderelli foi projetado por ninguém menos que Vasco Antônio Venchiarutti, arquiteto e então prefeito de Jundiaí. Seu proprietário era Nicolau Carderelli, dono da Casa Independência, fundada por ele em 1922 e que se tornara uma das lojas mais tradicionais do comércio jundiaiense. Sua intenção era usar o térreo do edifício para sua loja e destinar os andares superiores para uso residencial.

Carderelli, no finalzinho de sua construção. (Foto: Acervo Prof. Maurício Ferreira/ Sebo Jundiaí/ Reprodução)

Devido a sua importância histórica e também arquitetônica para a cidade, o edifício passou a integrar em 2008 o Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí, com grau de proteção 2, que segundo a lei nº 443/2007, que institui a política de proteção do patrimônio cultural, é “destinado aos elementos arquitetônicos dos imóveis representativos de determinado período histórico e respectiva técnica construtiva“. Legal, né? ?

Nas alturas

Agora bora falar do prédio mais alto da cidade, né? E ele fica ali no finzinho da Avenida Jundiaí! É o The One Tower Office, inaugurado em 2016, possui 140 metros de altura e, sem dúvidas, é o mais alto de Jundiaí, e um dos maiores do estado de São Paulo. Sim! Tomando como referência apenas a capital, cidade que concentra os maiores prédios do estado, o The One ficaria fácil entre os 20 mais altos da cidade! ?

Além de sua altura sem igual e sua exuberante beleza, com suas faces todas espelhadas, o edifício comercial oferece outras facilidades para os ocupantes de seus 39 andares: 14 lojas, entre comércios e serviços, como restaurantes, cafeterias, salão de beleza, academia e até um cartório, além dos 10 elevadores com sistema inteligente e até um heliponto, um dos únicos edifícios da região com esse dispositivo. Top, né não? ??


Pois é, minha gente. Nossa Jundiaí, quando se trata de modernidade em cada época, capricha até o fim! ?? Mas e aí, se surpreendeu com esses ‘recordes’ da cidade? Já os conhecia ou ainda não? ? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários! Ah, e não deixe também de nos sugerir recordes aqui da cidade! Quem sabe não falamos sobre ele aqui? ??

Pesquisa: JundiAqui (1 e 2), Prefeitura de Jundiaí (1, 2 e 3), Elis Sales, Jundiahy Antiga, Wikipedia, The One Tower Office Jundiaí


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história inspiradora de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.5/5 - (22 votes)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui