Transformar um hobby em muito mais do que profissão. Foi assim que Baydyr Zacharias abriu a Old Trouble Classic & Custom, uma oficina de restauração e customização de motocicletas localizada em Jundiaí, após um tempo trabalhando “às escuras” para amigos.

Baydyr, que é formado em Engenharia Mecânica e Eletroeletrônica, e também Técnico em Elétrica, diz que conhece um pouco de tudo nesse ramo: “A indústria foi uma boa escola, me deu bastante noção, mas eu sempre gostei de trabalhar com a área automotiva, mesmo antes de me formar engenheiro, acredito que você continua sempre se aperfeiçoando e o aprendizado é diário.”

Mais que profissão, uma paixão

A paixão por motos passa por gerações, segundo Baydyr… Tudo começou com seu pai, responsável por transmitir a admiração a ele e a seus irmãos, primos… “A família toda gosta, inclusive, todos aprendemos a andar na mesma moto, mas só eu resolvi seguir com isso por chamar minha atenção e pelo conhecimento no assunto.”

E tal paixão já chegou até mesmo ao pequeno Vince, seu filho de apenas 4 anos, que já tem a sua própria moto.

Isso mesmo! Vince ganhou do pai em 2018 uma ‘mini’ moto elétrica, com a carcaça toda em plástico, com visual que remete à década de 70. “Inicialmente, meu irmão havia negociado a moto, que estava bem velha, com um sucateiro. Seu filho era pequeno e pensou em comprar pra ele, mas depois acabou deixando comigo. Como o Vince tinha pouco mais de 1 ano na época, eu resolvi fazê-la pra ele”, conta.

Inspirações

Tudo começou com uma Honda CG azul, ano 1977, de seu pai. Na década de 90, com seus 12 anos, Baydyr conta que ficava louco pra usá-la. “Aprendi então a pilotar e nunca mais parei! Com essa idade, meu irmão mais velho já estava aprendendo a pilotar e me ensinou também! Todo domingo meu pai deixava eu andar depois do almoço em família, isso perdurou por uns 2 anos… Lógico que eu dava meus ‘balãozinhos’, eu tinha que ficar dando voltas no quarteirão, mas como sabia que depois do almoço meu pai gostava de dormir no sofá, eu dava algumas voltas e assim que ele dormia eu ia pros bairros procurar os meus amigos!”

Aos 15 anos, ganhei a minha primeira moto, que utilizava para ir estudar, era uma Honda Dream e eu me arrependo de não ter guardado! No ano seguinte, troquei por outra, e por outra, e assim por diante…

A primeira moto restaurada pelo engenheiro mecânico foi em 2001. “Porém, um pouco antes, em 1999, comprei uma moto de 1977 fabricada pela Harley-Davidson no Brasil, e ela estava totalmente desmontada, em caixas. Ainda não entendia nada daquilo, então arrumei um manual e comecei a montá-la.”

A minha intenção nesse ramo não é trocar as peças originais, e sim restaurá-las, fazer funilaria, cromar, pintar o que tá opaco, etc.

Indo além

E toda essa paixão deu também outros frutos, viu? Um deles é a coleção com algumas motos próprias e outras, de amigos e clientes, que ele cuida. Ao todo, Baydyr possui 7 motos de anos e modelos variados, que fazem parte de sua coleção.

Todas elas funcionam e, às vezes, ele faz uns passeios por aí com elas! “Eu gosto mais de andar com moto antiga do que com as novas! Ainda estou no início, mas tenho um carinho enorme por todas, principalmente pela Old Trouble Number 1, que eu construí do zero.” Legal, né? ?

Um outro fruto é a participação em eventos de restauração, oportunidades em que até já ganhou prêmios e medalhas. Recentemente, marcou presença no Encontro de Motos Antigas de Jundiaí, e desde 2015 participa do PNT (Pé na Tábua), evento que acontece anualmente em Barra Bonita, considerado o maior evento de motos do país!

“Lá você expõe e compete na corrida com as motos no cartódromo, mas as medalhas que tenho são todas de exposição. É legal, pois só quem vota são aqueles que restauram ou colecionam, uma votação com só aqueles que entendem do assunto!”

Enquanto Baydyr continua seu trabalho de encher os olhos daqueles que amam essas belezinhas de época, ele deixa essa mensagem aos apaixonados, assim como ele, por motos: “Quem tem uma moto mais velhinha, de história de família, às vezes uma moto que era de seu bisavô ou avô, independente do ano, deveria pôr ela pra andar! As primeiras motos datam em torno de 1900, então elas contam muita história de nosso país. Deixando-as paradas, você acaba matando um pouco de história! Por isso recomento que a leve nos encontros, ande pela cidade e, se precisar, traga-a aqui pra Old Trouble que fazemos funcionar!” ?

Serviço

Old Trouble Classic & Custom

Fotos: Samuel Leme da Doze Doiz.


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