Eeeeita que 2020 tá acabando, e olha, que aaano! ? Cada um de nós sabe o quaanto de coisa que aconteceu e os desafios que teve de enfrentar… Mas a gente sabe também que não só de obstáculos e dificuldades que 2020 foi formado… teve muuuita coisa boa também vivida, muitas boas ações concretizadas e, ó, muita história inspiradora contada! ?

E chegou a hora da gente viajar por esse ano e, bem neste dia 14 de dezembro de 2020, no aniversário de 365 anos de nossa querida Jundiaí, relembrar só as coisas boas desse ano diferentão! Bora lá? ??

Diante de qualquer desafio ou incerteza, há sempre uma luz para nos guiar a uma solução! (Foto: PMJ/ Reprodução)

Janeiro – começando com tudo!

Aaah, 2020… era pra ser O ANO, não é mesmo? Como em todas as viradas de ano as esperanças se renovam, com esse ano não deveria ser diferente, né? ?

E olha que nós aqui na Solutudo já começamos o ano nos preparando para maaais uma edição da Festa da Uva contando a história da uva 100% Jundiaí Raiz e também dando dicas de passeios durante a festa! Foi demais!

E vocês sabem, né: se tem uma coisa que a gente ama é descobrir detalhes surpreendentes da cidade, como a liga de heróis jundiaienses, que o 4º melhor mágico do mundo inteeeirinho mora aqui ou mesmo os parques perfeitos que temos por aqui para fazer um piquenique daqueeles! ?

Fevereiro – carnaval e diversão

E como já dizia o bom e velho Jorge Ben Jor, “em fevereiro tem carnaval (tem carnavaaaal)! ??? E siiim, aqui em Jundiaí, é claro, teve muuuito carnaval!!! 

Teve também por essas bandas o Circo dos Sonhos, evento pra fazer a galera sair do embromation e muita solidariedade com as ações do histórico Clube 28 de Setembro com os afetados pelas chuvas do início do ano. ?

Março – expectativas e o #FiqueEmCasa

Aliás, dizem por aí que o ano no Brasil só começa mesmo depois do carnaval, não é mesmo? ? Olha, não sei se tuuudo começa depois do carnaval, mas os eventos pelo menos aqui na cidade começaram a surgir por todos os lados! ?

Teve realização de projeto que dá a mulheres em situação de vulnerabilidade social a possibilidade de terem sua própria fonte de renda, exposição do Museu Mais Doce do Mundo e até uma lista completinha de rolês para o Patrick’s Day. ?

Esse também foi o mês em que muitos de nós entramos no já tão falado isolamento social, e aprendemos como ‘sobreviver’ em casa: descobrimos diversos lugares na cidade com delivery, assistimos a missas pela internet, fizemos diversos cursos à distância, e até mesmo conhecemos lugares sem sair de casa! ?

E foi um mês especial também porque, apesar de tudo, nos reinventamos! Da Associação que presta auxílio a mães e crianças portadoras de HIV à professora que passou a usar o WhatsApp para fazer contação de histórias a seus aluninhos, o desafio do isolamento nos trouxe grandes aprendizados, sem dúvidas! ??

Abril – esperança e lives

O quarto mês do ano, e o segundo de isolamento social, foi cheio de esperanças e repleto de histórias inspiradoras! Conhecemos a saga do Jayme do Farol, o lindo trabalho de uma associação aqui da cidade com crianças autistas, e como através da dança vidas podem ser mudadas! ??

Também ficamos sabendo que Jundiaí recebeu destaque mundial com a inclusão de um trabalho acadêmico feito por um jundiaiense na Biblioteca do Comitê Olímpico Internacional e que existe um projeto aqui na cidade que, em 3 anos de existência, já levou alegria na vida de mais de 7 mil crianças com câncer! ?

E claro, as lives tomaram conta de nossas vidas! haha Teve academia oferecendo treinos online, dicas em vídeo para queimar as gordurinhas da páscoa, e até live musical teve, minha gente! Só ficou mesmo parado nesse tempo de isolamento quem quis! ?

Maio – fiquemos firmes!

Em maio, embora mais acostumados com o isolamento e com a vida cada vez mais online, já estávamos ficando cheios de ficar só em casa, vocês se lembram? ?

Mas como não era apenas por nós mesmos, mas por todos, nos mantivemos firmes na missão de cuidar de geral! Descobrimos então nesse tempo peças e shows de humor na internet para passar o tempo, lives musicais de artistas aqui da cidade e até mesmo visitamos museus de Jundiaí e do mundo inteiro no conforto do nosso sofá, olhem só! ?

Descobrimos uma baita de uma história bacana de solidariedade através das máscaras de tecido, e também histórias de enfermeiros, os anjos que atuaram desde o início da pandemia na linha de frente em nossos hospitais! ?‍⚕️

Vivemos também um Dia das Mães totalmente diferente, né? Os abraços, se não existiram, ao menos foram virtuais com as dicas criativas e divertidas que demos. Descobrimos também que as mães jundiaienses são mesmo uma peça e que o amor delas supera qualquer pandemia! ?

Junho – (re) descobertas

E chegamos na metade do ano, no mês de São João! ?‍? E, embora não tenha tinha tido quentão nem fogueira nas quermesses, tudo isso teve em outro lugar! Sabe onde? Na nossa casa! Isso mesmo, lembram-se das festas juninas na caixa? ??

Pois é! Foi um mês repleto de descobrimentos e redescobertas! Descobertas sobre o nosso hino, sobre a história da energia elétrica em nossa cidade, olhem só, e até de histórias inspiradoras sobre duas rodas. ???

E foi também um mês de redescobertas nos mais variados sentidos: na sustentabilidade, na maneira de enxergar e conhecer a cidade, na hora de comprar e de economizar nas roupas, e até na espera pela chegada de uma nova vida! ?

No mês dos namorados também teve muito amor e descobertas! Amor no momento de presentear e curtir o dia ao lado do mozão e a descoberta do cuidado que fez o amor de um casal durar tanto tempo – 60 anos, pra ser mais específico. Demais, né? ???


Ai ai, dá até um ânimo a mais para sonhar por um 2021 melhor, não é mesmo? ☺ E ó, essa foi a parte 1 da nossa retrospectiva 365 dias de Jundiaí! Continue nos acompanhando por aqui e por nossas redes sociais e conheça os detalhes mais legais e inspiradores de nossa querida Jundiaí! ???


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui