Vem aí o 1º Encontro da Cultura Afro-Brasileira “Quem Vem Lá Sou Eu”, um evento que tem como objetivo mostrar a influência e a cultura africana no Brasil, especialmente em Jundiaí e região. A proposta do evento é reunir diferentes artistas, estudiosos e admiradores da cultura afro da cidade. Será esse sábado (14), às 15h.

O Centro Cultural de Capoeira “Quem Vem lá Sou Eu” é o responsável pela organização e sede do encontro, com apoio do Edital de Culturas Populares – Edição Selma do Coco (Minc 2018), Coletivo Preta Eu e a loja Pássaro Rasta. Além disso, o evento é gratuito e contará com apresentações de capoeira, música, dança, poesia e oficina de turbantes enquanto elemento da cultura negra (para aprender os estilos de amarrações e seus significados). Também haverá exposições no evento com a cultura afro como temática.

O Centro Cultural é reconhecido como Ponto de Cultura pela Secretaria Estadual de Cultura.

Conhecendo O Centro Cultural de Capoeira

O local conta com uma programação cheia de atividades, as quais tem como missão difundir a cultura negra na cidade. Por exemplo, realizam oficinas, saraus, cineclubes, roda de samba, danças brasileiras, maracatu e diferentes workshops como de samba de coco de roda e bonecas africanas Abayomi, encontros de Capoeiras, entre outras ações.

O espaço foi inaugurado há 20 anos, pelo Mestre Pássaro, que foi reconhecido duas vezes (2012 e 2018) com o prêmio de Culturas Populares do Ministério da Cultura, como resultado de seus trabalhos sociais nos bairros da cidade, difundindo a capoeira para crianças, jovens e adultos, valorizando assim as raízes brasileiras.

O Prêmio Cultural Populares é dado para mestres, mestras ou Pontos Culturais que valorizem e difundam as expressões culturais como o cordel, o frevo, a quadrilha, o maracatu, a capoeira, as culinárias regionais e o bumba meu boi, entre muitas outras. Interessante né?!

Serviço

1º Encontro da Cultura Afro-Brasileira

  • Data: Sábado, 14 de setembro
  • Horário: 15h
  • Local: Centro Cultural de Capoeira “Quem Vem Lá Sou Eu” – Rua General Martins Francisco Cruz, 96 – Jardim Ana Maria
  • Ingresso: Gratuito

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui