A Saúde Mental começa pelo saber lidar com as emoções, buscar apoio profissional, conhecer os próprios limites, saber dizer ‘não’, praticar esportes, aprender alguma técnica de respiração, ter uma boa alimentação, estar bem consigo mesmo e com os outros, se socializar adequadamente, aceitar e superar as exigências da vida.

Precisamos cuidar da Saúde Mental assim como cuidamos do nosso corpo, que quando estamos com problemas vamos a um especialista no assunto; quando nossa mente não está bem, temos que ir a profissionais competentes com conhecimento científico no assunto.

Mente ?

Nossa mente é tão importante que se ela parar o corpo não responde adequadamente aos nossos comandos. Como consequência, afeta a saúde de nosso corpo, provoca fraqueza, irritabilidade, nervosismo, baixa autoestima, dificuldades nos ambientes familiares, sociais e profissionais podem ser gerados por não ter saúde mental.

Vejo que muitas pessoas estão se voltando ao ‘ter’ e ao ‘ser alguém’. Estamos num mundo cada vez mais rápido, e os indivíduos esquecem-se de que somos seres humanos e precisamos de exercícios físicos, alimentação saudável, um tempo para respirar e aquele tempinho de não fazer nada, e de acordo com pesquisas, as doenças do século são ansiedade, depressão e suicídio, infelizmente.

Os profissionais de psicologia são orientados para, em casos mais delicados, orientar para o serviço multiprofissional, quando se envolvem principalmente psicólogo e psiquiatra, de modo cognitivo, a terapia cognitivo-comportamental entende o mecanismo mais profundo que a pessoa utiliza para lidar com a vida, pois para uma pessoa que está em desequilíbrio, frases motivacionais podem funcionar no dia, porém o transtorno acabam voltando.

Desafios

A sociedade atual vem enfrentado um desafio gigante no que se refere à Saúde Mental. Por um lado, vejo ótimos avanços históricos, principalmente em relação à reforma psiquiatra e o atendimento humanizado, isso é ótimo para quebrar o tabu de que psicólogo e psiquiatra são apenas coisas para ‘louco’ ou ‘doente’. As novas gerações estão cada vez mais entendendo que psicólogo é coisa para ser humano.

Entretanto, é triste que as novas gerações enfrentem uma mudança de paradigmas, contribuindo para uma Saúde Mental desqualificada. Quando falamos sobre saúde mental logo associamos a ausência de transtornos mentais, porém saúde mental é você trabalhar a mente, saber os próprios limites e conseguir ter uma boa habilidade social (inter e intrapessoal).

Dicas

Algumas dicas para manter um bom relacionamento consigo mesmo é fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação, praticar de alguma forma de relaxamento através da respiração e se possível fazer um acompanhamento psicológico. Essas são ótimas formas de cuidar da saúde mental. 😉

Co-Fundadora da empresa ‘Tsurus – Psicologia e Desenvolvimento de Pessoas’; Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental com ênfase em TREC (Terapia Racional Emotiva Comportamental) pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) em Campinas; Graduação em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí e tem curso de formação em Programação NeuroLinguística (PNL) pelo Instituto Você em Atibaia.

Serviço

Tsurus – Psicologia e Desenvolvimento de Pessoas


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui