Nos dias de hoje, podemos afirmar que a saúde emocional e mental influenciam diretamente na saúde física. Portanto, devemos buscar o equilíbrio através da prática regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada e balanceada e através do bem-estar emocional.

A saúde mental influencia a saúde física por ser algo que determina o humor e causa um estado e condição: a dor de cabeça, por exemplo, muitas vezes é resultado de estresse, e o estresse provoca um mal-estar no corpo. Por isso é necessário equilíbrio e saber como lidar com as diversas situações do dia a dia. É fundamental a importância da família, o relacionamento com os amigos, o bem-estar profissional, estar bem consigo e com os outros. Tudo isso está ligado de forma direta ao estado emocional e a personalidade do indivíduo, sua conduta diária é resultado de suas relações.

Exercícios! 🏋️‍♀️

No caso dos exercícios físicos, os benefícios vão muito além de perder ou manter o peso, pois, melhora a concentração; deixa a mente mais tranquila; melhora o metabolismo; aumenta a disposição durante as tarefas rotineiras; dá alegria; prazer; aumenta a autoestima, que contribui para o bom humor; fortalece o organismo, não só o sistema musculoesquelético como também o respiratório, cardíaco e a imunidade; evita a obesidade e suas complicações; previne doenças vasculares, hipertensão arterial, depressão e quedas em geral; também previne o colesterol e diabetes que são associadas mais ao sedentarismo do que ao aumento de peso, visto que também atinge pessoas magras. E, quando não é possível esse equilíbrio físico e mental, contamos com os profissionais de saúde que entram em ação para impedir que algum problema cause um comprometimento.

Na minha área de atuação, podemos ajudar em alguns problemas comuns que podem ocorrer em nosso corpo, como o edema e a retenção de líquido. O edema (inchaço), é um acumulo anormal de líquido que ocorre embaixo da nossa pele e que pode estar localizado em uma ou mais regiões do corpo. Já a retenção de líquidos é a sensação de estar todo inchado, pesado, que quando se trata da retenção de grandes quantidades de líquido, pode provocar um inchaço crônico, geralmente nos braços e pernas, chamado de linfedema. Aqueles que não tem edemas também podem fazer a drenagem quando sentem as pernas cansadas ou pesadas, antes e após viagens longas de avião, após retirada de veias das pernas, para prevenção de celulites, ou para sentir leveza e bem-estar.

Enxaqueca e tensão

Outro trabalho que também é importante para manter a nossa saúde física é em relação a enxaqueca e tensão cervical. Para a tensão cervical, é necessário um conjunto de técnicas fisioterapêuticas realizadas na região do pescoço, cervical e costas (alongamento, pompage, pontos gatilhos, liberação miofacial e massagem) buscando a melhora da tensão e dor cervical com consequente alívio de dores de cabeça. A Enxaqueca são crises de dores de cabeça com duração de horas a dias, que é causada por um desequilíbrio químico no encéfalo, envolvendo substâncias denominadas neurotransmissores e hormônios. Esse desequilíbrio é decorrente do estilo de vida e hábitos da pessoa e podem ser encontrados pontos de contratura muscular e dor na nuca, músculos do pescoço, ombros e costas.

A terapia manual pode ajudar nestes casos, trazendo relaxamento imediato, bem-estar, calma e sem os efeitos colaterais causados pelos medicamentos. Essa técnica pode beneficiar também pessoas que passam muito tempo no computador ou em trabalhos que tensionem demais a musculatura cervical causando assim grandes dores musculares.

Edilaine Fantini é fisioterapeuta dermato funcional e atua com drenagem linfática manual no edema. Atende principalmente gestantes, pós-parto cesáreo, pós-operatórios faciais e corporais, problemas circulatórios e suas complicações. Também realiza a fisioterapia para enxaqueca e tensão cervical.

Serviço

Fisioterapia Edilaine Fantini


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui