Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, resolvemos embarcar na #SoluCampanha de Doação de Sangue com a equipe Solutudo! Junte-se conosco nessa. Veja abaixo um pouco sobre a importância da doação!

A data surgiu com iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), como forma de homenagear todos os doadores e conscientizar aqueles que ainda não são, sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida todos os anos!
Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. Com o frio, os doadores se retraem e a doação diminui cerca de 40%, em relação aos demais períodos do ano. É estimado que no Brasil, apenas 1,8% da população se dispõe a fazer parte destas campanhas, sendo que o ideal seria 5%.
Venha conosco mudar as estatísticas e aumentar o volume da doação de sangue deste mês! A equipe irá nesta sexta-feira (14/06) até o hemocentro de Jundiaí, Colsan Jundiaí, que fica na R. XV de Novembro, 1848 – Vila Municipal. Nos reuniremos por lá às 8h e contamos com seu apoio!

Mas quem pode doar sangue?
Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas que são normas internacionais, de acordo com a OMS:
- Ter entre 16 e 69 anos (Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade)
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar bem alimentado (evite alimentos gordurosos)
- Estar descansado (durma pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar em boas condições de saúde;
- Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.
- Deve-se apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
E quem está impedido de doar?
- Aqueles que não cumprirem os requisitos dos itens acima;
- Aqueles que tiverem Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Malária, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
- Se estiver gripado ou resfriado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
- Estar com anemia, hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;
- Estar com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos no momento da doação;
- Estar com febre no dia da doação;
- Gravidez: espere 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); - Ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Ter feito Tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
- Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia, etc): aguardar 6 meses;
- Vacina contra gripe: por 48 horas;
- Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;
- Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
É necessário que o doador seja honesto em sua doação, o alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.
Qual a importância da doação de sangue?
A doação de sangue é um ato de extrema importância e pode salvar muitas vidas! A falta do estoque pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml, sendo menos do que 10% de seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.
A doação é 100% voluntária e não causa prejuízos ao seu organismo. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas. A necessidade de sangue é constante, e cada transfusão faz diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes todos os dias. Vamos doar?
Colsan Sociedade Beneficente Coleta Sangue
Endereço: R. XV de Novembro, 1848 – Vila Municipal
Horário: de segunda-feira a sábado das 7h30 às 12h30
Contato: (11) 4521-4025
Fonte: Calendar; Minha Vida; Colsan; Pró Sangue.