Os animais domésticos acompanham o ser humano praticamente deeeeesde o começo de sua jornada aqui na terra! Por exemplo, há registros com mais de 30 mil anos que mostram uma relação muito próxima entre os cães e o homem. Já pensou, 30 mil anos? É tempo pra chuchu! ??

Infelizmente, pela quantidade de animais abandonados e maltratados que vemos em nossas ruas, nem parece que o cachorro é mesmo o melhor amigo do homem, não é mesmo? :\ Porém, sempre há pessoas e iniciativas que nos fazem acreditar que ainda há esperança e que esse laço de 30 mil anos ainda existe e é verdadeiro. ??

Por isso separamos para você algumas iniciativas legais aqui de Jundiaí que promovem não apenas o resgate e o bem-estar desses animaizinhos, como também toodos os cuidados necessários e a sua adoção responsável. Bacana, né? ?

UIPA Jundiaí – União Internacional Protetora dos Animais

Um dos órgãos mais respeitados e antigos da cidade, reconhecido inclusive como de Utilidade Pública pela Lei 2888/85, completa neste ano 37 anos de atuação e mais de 200 animais abrigados atualmente. Por meio de voluntariado, doações e apadrinhamento, a UIPA Jundiaí além de cuidar de animais abandonados, também promove feirinhas de doação.

SOS Animais Abandonados

A SOS Animais Abandonados, por meio de voluntários de toda a cidade, há 20 anos acolhe e cuida de animais abandonados. Atualmente, a ONG abriga cerca de 200 animais, graças a doações e ao chamado ‘apadrinhamento’ de animais. ☺

Adopet

Fundada no início de 2017, a Adopet o intuito de ajudar animais abandonados, não castrados e enfermos, e incentiva, orienta e ajuda voluntários a acolhê-los, alimentá-los, aquecê-los, castrá-los e, quando necessário, doá-los com responsabilidade. ? Ah, e você pode conhecer mais do trabalho da ONG pela página no Facebook deles. ?

ONG Salva Pet

A ONG Salva Pet foi fundada em 2016, e é fruto da luta e dedicação de voluntários que queriam tornar mais acessíveis serviços para o bem-estar animal. Há 4 anos oferecem serviços de saúde animal a preços populares, tornando não apenas a vida dos animais mais saudáveis, como também a de seus donos, não é mesmo? ?

  • Endereço: Avenida Dr. Pedro Soares de Camargo, 50 – Anhangabaú
  • Telefone: (11) 97272-9215
  • Facebook
  • Instagram

DEBEA – Departamento do Bem Estar Animal

Órgão da Prefeitura de Jundiaí, o DEBEA promove ações que estimulam a adoção e guarda responsável de animais domésticos. Estão abrigados atualmente, à espera de adoção, 70 cães e 20 gatos, todos castrados, vacinados e microchipados.

Exemplo é a Piriguete, que tem cerca de dois anos e, mesmo tendo tão pouco tempo de vida, já passou por experiências bem tristes. Antes de chegar ao Debea, ela pertencia a um morador de rua e foi atropelada. “Depois, ela passou a ser de outro morador de rua e foi atropelada uma segunda vez”, conta a agente operacional Jéssica Cristina de Lima Teixeira, que trabalha no departamento.

A cadelinha Piriguete, que segundo Jéssica “é um animal muito amoroso”. (Foto: PMJ/ Reprodução)
  • Endereço: Rua Abraão Farrão, nº 8 – Parque Centenário
  • Telefones: (11) 4582-2649
  • Site

Como é bom saber que tantos animaizinhos abandonados estão em boas mãos e têm a possibilidade de encontrarem um lar cheio de amor e carinho para morarem, não é mesmo? ☺ Entre em contato, conheça e apoie essas e tantas outras ONGs e iniciativas que promovem a adoção responsável de animais em Jundiaí! Vamos fazer da cidade um lugar melhor para todos. ??


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: jornalismo.jundiai@solutudo.com.br

6 COMENTÁRIOS

  1. A cachorrinha da linha sogra, que faleceu a pouco tempo, está sem um lar. Eu não tenho condições de recebê-la, pois moro em apartamento e já tenho um pet. Ao buscar ajuda me deparei com esta página onde NENHUM dos telefones funcionam. Me pergunto se eu demonstrar interesse em fazer uma doação ou até mesmo um apadrinhamento, se teria toda esta dificuldade em conseguir contato…

  2. Eu tbem. Qdo precisei tive q me virar. Bem difícil entender. Existem casos terríveis que pelo menos deveriam dar a devida atenção. Infelizmente não tive uma primeira boa impressão.
    Mas ajudo os animais q posso ajudar. Sem procurar ONGs.

  3. Estou pedindo socorro urgente para um gato abandonado aqui no Eloy chaves. Está muito magro. Não posso cuidar porque tenho problemas de saúde, pago aluguel, gostaria que esse animal tivesse uma chance de sobreviver, parece doente, muito fraco, magro. Por favor alguém que se interesse em ajudar a salvar está vida em nome de Deus. Maria ‘Cristina. 9 72513245 para contato urgente.

  4. Por favor tenho uma cachorra que é ótima guardiã. Está comigo desde 7 anos mas vendi minha casa e vou me mudar para apartamento. Ela a Gisele, está acostumada com quintal . Será que vcs poderiam acolhê-la?? Eu pago ração e antipulgas como sempre fiz?? Não sei o que fazer?? Obrigada. Meu e-mail sandramariarabelo@gmail.com

  5. Abandonaram um pastor alemao no Auto Posto Jundiai mirim, o animal esta com boa saude mas pelo seu porte causa medo, Ele e docil e superprotetor. Ideal para que tem chacara pois parece ser um otimo cão de guarda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui