É batata: final de ano é sinônimo de amigo secreto, visita de parentes de longe, tempo de gratidão, e com tuuudo isso, parece que de brinde, vêm as compras, os gastos e, infelizmente em não poucos casos, a dor de cabeça de dívidas e arrependimentos…

Entretanto, essa época maravilhosa de final de ano não precisa ser temida ou conhecida como esse tempo de desespero e de ranger de dentes! Com planejamento e algumas dicas muito úteis vamos passar juntos por essa época felizes e sãos e salvos, mesmo com as nossas comprinhas. Ok?

Imagem com mãos segurando um presente de Natal em uma superfície decorada com motivos natalinos. Dá para economizar no presente e fazer todo mundo feliz!
É possível fazer os outros felizes sem dor de cabeça! (Foto: Reprodução/Shuttersock)

Dicas para aproveitar e economizar

O educador financeiro Pedro Braggio dá algumas dicas muito válidas para geral se esbaldar de comprar nesse final de ano e ainda sim evitar as dores de cabeça da “ressaca” de compras:

Planejamento

É necessário um planejamento financeiro, saber o que ganha e o que se gasta; quais são as despesas fixas e as eventuais. É preciso planejar a partir de todos essas informações para conseguir começar o ano com o pé direito. “O planejamento financeiro alivia a vida de muitas pessoas porque é lá que as elas conseguem definir uma meta, as ações para que não fiquem no vermelho, e consequentemente isso ajuda nas compras em datas como essa”, comenta.

Esperar o momento certo

O consultor também dá como opção comprar um pouco agora, aproveitando a época, e comprar o restante do pretendido em janeiro, e se ainda faltar alguma coisa se programar para comprar ao longo do ano. “O importante é que se compre com sustentabilidade, que a pessoa consiga pagar e não que fique chateada, preocupada por ter comprado.”

Pesquisa

pesquisa de preços já é rotina de vida de muitos brasileiros. E Braggio reafirma a importância desse hábito, principalmente nessa época: “é essencial que as pessoas antes de comprarem alguma coisa façam buscas, consigam fazer as suas cotações, verificar preços, verificar benefícios, porque em muitos casos há uma grande variação de valores. Então se pessoa faz uma boa busca, uma boa pesquisa, ela tem chance de fazer sobrar mais dinheiro”.

Bazares

E uma das opções é aproveitar os bazares sazonais ou permanentes de entidades sociais. Olha que bacana: você colabora com o sustendo das instituições que ajudam tanto o povo de nossa cidade e ainda se ajuda a economizar nas compras! Legal, né?

Separamos algumas entidades que têm bazares legais e que podem ser uma baita opção para as compras de Natal e Ano Novo. Dá só uma olhada:

Casa da Criança

O bazar permanente da entidade funciona até essa sexta-feira (20) e retorna só no dia 6 de janeiro. Mas corre que ainda dá para aproveitar a enorme variedade de peças de roupas e utensílios!

O bazar fica na Rua Jorge Zolner, nº 104, bem em frente ao Supermercado Boa do Centro, e funciona das 8h às 17h.

CCVH

Lá na Vila Hortolândia o pessoal já está em clima natalino! O bazar permanente em prol da Creche Ternura e Coragem, que tem como mantenedora o Centro Comunitário da Vila Hortolândia, está com descontos e produtos especiais de Natal!

O atendimento é realizado de segunda a quarta-feira das 9h às 12h e de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h na Rua Geralda Bertola Facca, 399

Fundação Cintra Gordinho

Vai até dia 26, no Maxi Shopping, o Bazar Sustentável, que terá todo o valor arrecadado com as vendas revertido para a Fundação Cintra Gordinho, entidade responsável por manter diversas obras sociais na cidade. O bazar está lá no espaço da Entrada G1 Oeste.

Grendacc

Mais que tradicional, o Bazar do Grendacc vai rolar até dia 31 de dezembro recheado de descontos e muita coisa boa! É de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados e domingos, das 10h às 17h, no salão de eventos do Grendacc, localizado na Avenida Olívio Boa, 99 – Parque da Represa.

Bazar do Tulipas

Olha que bacanaaa: o pessoal do Jd. Tulipas também tá organizando um bazar de roupas novas e semi-novas, e que vai rolar nessa sexta e sábado (20 e 21) das 9h às 17h30 lá na Rua Adelino Martins, 799. Você que é da região, aproveita! 😀

É muita coisa boa e oportunidades para economizar nas compras e ajudar as entidades que fazem a diferença na cidade! E você sabe de mais algum evento que a gente esqueceu de por aqui? Comenta aqui embaixo e ajude a tornar Jundiaí mais feliz! 🙂

Foto: Reprodução/Andressa Ramos


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui