Já pensou em como pode contribuir com o meio ambiente? Se a resposta é sim, então se prepara que pode participar no programa Delícia de Reciclagem.

O programa foi desenvolvido em 2003, e desde sua criação é promovido pela Prefeitura de Jundiaí e executado pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Este programa de coleta seletiva é destinado para os moradores de núcleos de submoradia de Jundiaí.

Tem como propósito educar e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, através de uma ideia muito legal. A delícia de reciclagem troca materiais que podem ser reciclados, por alimentos frescos, como legumes e verduras.

A horta está localizada na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (UNIDAM), que conta com uma área de 2.300 m², com capacidade de até 4 mil m². Nesta unidade também se cultivam as plantas ornamentais e arbóreas, que são destinadas para decorar as praças, jardins, calçadas e espaços para o paisagismo da cidade. E além disso o local está aberto à população, tem pista de caminhada e academia ao ar livre.

COMO FUNCIONA O DELÍCIA DE RECICLAGEM?

Atualmente, o projeto trabalha nos seguintes bairros: Jardim Sorocabana, Parque Nova República (Vila Nambi), Santa Gertrudes (Projeto Futura e Área Verde), Baixada Paranaense, Vila Ana e Jardim Anhanguera, Jardim Fepasa, Núcleo Centenário e Jardim São Camilo. Com datas e horários já definidos, o veículo dO Delícia de Reciclagem conduz até os locais de coleta. Ali, são aguardados pela população com os materiais separados (garrafas PET, papelão e latas de alumínio) para realizar a troca por verduras orgânicas como, alface, chicória, almeirão, cenoura e beterraba, previamente embaladas.

IMPORTÂNCIA

O programa atende em média 400 famílias, acumulando em troca de 250 a 350 quilos de materiais recicláveis, o que corresponde a um volume de aproximadamente 14 m³ por semana.

Ajuda na diminuição de animais e insetos sinantrópicos (ratos, pombos, baratas, mosquitos, entre outros) já que as fontes de abrigo e alimentação, como lixos acumulados, são eliminados regularmente. Também permite que nossa querida Jundiaí esteja mais limpa. Por outro lado, através da troca de verduras ajuda a despertar o hábito para uma alimentação mais saudável.

E principalmente não podemos esquecer, que mediante esta ação se pode diminuir a quantidade de materiais que são jogados de forma incorreta, contaminando o meio ambiente.

Foto: Contaminação ambiental

CONHECENDO MAIS SOBRE A RECICLAGEM

É um processo que ajuda a transformar materiais usados em novos produtos, podendo serem reutilizados, contribuindo com a preservação dos recursos naturais e meio ambiente, já que pode prevenir a poluição da água, do ar e do solo.

Alguns materiais que podem ser reciclados:

Plásticos: Garrafas, embalagens de produtos de limpeza, potes de cremes, xampus, tubos e canos; Brinquedos, Sacos, sacolas e saquinhos de leite, Isopor.
Alumínio: Latinhas de cerveja e refrigerante, esquadrias e molduras de quadros.
Metais ferrosos: Molas e latas.
Papel e papelão: Jornais, revistas, impressos em geral, papel de fax e embalagens de longa-vida.
Vidro: Frascos, garrafas, vidros de conserva.

Não perca a chance de contribuir com Jundiaí, através deste programa!

Para mais informações entre em contato: (11) 4521-1713

foto: Divulgação

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui