Na última reportagem sobre dicas de carreira, a consultora e coach vocacional e de carreira Irani Dutra falou da importância de tomar decisões e ter o controle dos rumos da própria vida. Mas, para muitas pessoas, principalmente os mais jovens, que ainda estão escolhendo a faculdade ou a profissão que terão para a vida, a dúvida surge: como descobrir no que sou bom, o que quero para vida, diante de tantas áreas e opções?

Pois bem! Realmente, fazer qualquer escolha que vá impactar de forma significativa nossas vidas não é coisa simples. E não será com um simples estalar de dedos ou um teste qualquer na internet que você vai tomar a melhor decisão do rumo da sua vida profissional. Irani afirma que é algo muito mais profundo e que exige reflexões. “Quem eu sou? O que eu quero para a minha vida? A decisão profissional, a escolha de uma faculdade, não é uma coisa que se resolve em 5 minutos. Existem muitos outros fatores a serem levados em conta.”

Sua essência

E o primeiro passo que Irani recomenda é o de descobrir qual a sua essência. Ela explica que quando você descobre quem você é – quais as suas habilidades, quais os seus pontos fortes… -, você vai descobrindo quais são as carreiras que são compatíveis com essa habilidade que você tem. “Teoricamente, você pode fazer qualquer coisa, só que em algumas profissões você vai ter que se esforçar muito mais para desempenhá-la, enquanto que em outras você vai viver de maneira mais leve, prazerosa, como se estivesse dançando, correndo, pulando, sem medo de ser feliz. Isso porque ela estará conectada com a sua essência.”

Beleza, mas… como é que eu descubro a minha essência? A profissional dá então essas dicas super valiosas e simples:

Os 4 pilares

Ainda no processo de descoberta de qual a nossa verdadeira vocação, a consultora dá mais alguns caminhos possíveis para uma escolha consciente e madura. No caso, são os 4 pilares da descoberta, compostos pelo autoconhecimento, planejamento, pesquisa e autoavaliação.

  • Autoconhecimento

Aqui você vai conhecer suas habilidades, talentos, comportamentos, valores, suas forças, quais suas dificuldades e medos, quais os seus pontos de melhoria… afinal, ninguém nasceu perfeito ou sabendo tudo, né?

O autoconhecimento é a base de tudo. Pegue o exemplo de um iceberg: a ponta dele visível corresponde a cerca de 10% de todo o seu ‘corpo’. Essa parte visível são todos os ‘hard skills’, ou seja, os estudos, cursos de línguas, técnicos, os mestrados, doutorados, toda a sua formação representa só 10% da sua capacidade. Os 90% restantes correspondem à parte emocional comportamental, que chamamos de ‘soft skills’. Ou seja: você pode até saber de tudo, mas se você não souber se relacionar com as pessoas, você não tem chance de alcançar bons lugares, boas coisas.

  • Planejamento

Você precisa traçar primeiro seu projeto de vida, o que você pretende conquistar em seu futuro. Não adianta pensar só até a faculdade ou no que gosta de fazer, sabe? “O que você quer daqui 5 anos? O que você quer fazer, qual seu projeto de vida? Pretende casar, ter seus filhos, sua casa, seu carro… E na profissão?”, questiona.

E aqui segue um desafio da Irani para você: liste pelo menos 100 coisas que pretende realizar até o final da sua vida. E pode ser qualquer coisa, tá? De coisas pessoais e também profissionais. “Faça a lista no papel, trace metas e á ao longo do tempo ‘ticando’ os itens conquistados.” ✔

  • Pesquisa

“É essencial! Se você, por exemplo, for escolher cursar Engenharia, pesquise as opções de faculdades, qual a grade curricular que mais te agrada… Tanto a pesquisa do mercado educacional como do profissional (de como estão as tendências, salários, áreas) é crucial”, incentiva e recomenda Irani.

  • Autoavaliação

Por fim, faça uma autoavaliação: eu sei realmente quem eu sou? Estou seguro das minhas debilidades e talentos? Eu posso fazer a escolha certa? Aqui, é uma relação direta com os outros tópicos, começando pelo autoconhecimento. Então já sabe, né? Capricha em cada um dos pilares e se encontre! 🙂

Ah, e para quem já está inserido no mercado de trabalho ou já tá no meio de um curso e acha que errou na escolha, também respira, se acalme, que a Irani te dá as dicas do que fazer no próximo episódio da série! Confira. 😉 


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui