Em meio ao isolamento social em que vivemos, a criatividade de alguns jundiaienses é algo que realmente nos inspira a também nos reinventarmos durantes esses tempos desafiadores.

Já mostramos aqui as boas ações que estão sendo feitas e as saídas encontradas por professores, mães e avós durante o isolamento. E todos os dias, sem dúvidas, várias delas continuam ocorrendo por causa de verdadeiros heróis anônimos.

Na luta também estão empresas e profissionais, que buscam de mil e uma formas continuar oferecendo seus produtos e serviços para a população de forma segura e eficiente.

Abaixo, daremos alguns exemplos de negócios que estão aprendendo muito nessa quarentena e, cada vez mais, estão se reinventando e ficando mais fortes!

Ambra

A Ambra, especializada em decoração de ambientes, logo enxergou na tecnologia uma oportunidade de se manter próxima de seus clientes e ainda ajudá-los a melhorar os seus dias de isolamento.

A vendedora Andressa Simões Silva conta que o grande desafio e inspiração foi mostrar nas redes sociais que os produtos e serviços oferecidos pela Ambra não serem de primeira necessidade, ainda sim são importantes para a vida das pessoas.

“Entendendo que na primeira semana da quarentena as pessoas não estariam tão preocupadas em comprar os nossos produtos, eu tive a ideia da gente ajudar os nossos clientes e seguidores a transformarem um ambiente da casa deles com aquilo que já tinham”, conta Andressa.

O processo é simples: o pessoa manda uma foto e um vídeo do ambiente que quer transformar, e a Andressa, juntamente com um arquiteto ou designer de interiores realizam um estudo das possibilidades de transformação. “É feita uma chamada de vídeo com o cliente para darmos os direcionamentos para que ele mesmo faça essa transformação e consequentemente tenha um ambiente mais agradável.”

Todos temos que fazer essa reflexão: ‘como que vou sair dessa crise?’ Vou sair melhor, com mais ideias e projetos, ou vou sair estagnado, onde eu parei? Nós aqui da Ambra temos a certeza que, com esse projeto que fizemos para transformar o ambiente dos clientes e com a plataforma de vendas online que estamos elaborando, teremos retornos muito legais e sairemos ainda melhores dessa crise.

Vanessa

Profissionais liberais também estão dando o seu jeito e se reinventando nesses tempos! É o caso da psicóloga Vanessa Sardisco, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de oferecer supervisão de psicologia e rodas de conversas.

Com tanto contato pessoal, Vanessa não teve outra escolha a não ser suspender os atendimentos presenciais e fazer as adaptações necessárias para continuar seus atendimentos à distância e com segurança. “Assim, continuo realizando, de maneira online, a psicoterapia para adolescentes acima de 16 anos, adultos e idosos, além da supervisão e as rodas de conversa de maneira remota”, afirma.

Como profissional, Vanessa conta que teve de se organizar para atender em um ambiente confortável e que proporcionasse o sigilo da terapia. “Tive como aliado também os fones de ouvido, mesmo atendendo em ambiente isolado para prevenir de barulhos alcançasse outras pessoas.”

No começo, estava relutante e com receio de não conseguir expor o que eu realmente queria passar e do conforto do outro “atrás da tela”. Entretanto, estou conseguindo me adaptar bastante e gostando, já que ampliei meus serviços para vários estados do Brasil, conhecendo mais pessoas, profissionais e culturas. Estou pensando em até continuar com esse recurso, mesmo com a normalidade da situação atual.

Solutudo

A Solutudo também enxergou um horizonte além do medo. Nas últimas semanas foram diversas as ações e ferramentas lançadas pela empresa, como a plataforma de ajuda ‘A Cidade Contra o Coronavírus’, uma página com as empresas que fazem delivery na cidade e até uma ferramenta gratuita de geração de cupons.

O diretor da Solutudo Jundiaí, Gustavo Moreno Colturato Joaquim, afirma que todos estão diante do mesmo desafio e, neste momento, é necessário escolher entre encará-lo com medo ou com esperança. “Nosso foco desde o início foi encontrar oportunidades diante de tudo o que estamos enfrentando”, afirma.

Enxergamos muitas possibilidades e estamos focando nossas ações em fortalecer o nosso relacionamento com os nossos clientes, fortalecer o nosso posicionamento e percepção de marca, inovar com soluções que ajudem empresas e população, além de redefinir estratégias comerciais.

Outras iniciativas

Temos ainda aqui em Jundiaí e em nossa região diversos outros exemplos de negócios que estão se reinventando com tudo isso e, sem tirar os pés dessa realidade, já se projetam e começam a construir o amanhã. E tudo isso com a ajuda tecnologia, viu?

Por exemplo, o conhecido salão de beleza do Paulo Freitas passou a disponibilizar gratuitamente cursos online para cabeleireiros, a fim deles conhecerem melhor seu trabalho e suas técnicas e claro, se especializarem ainda mais nesse período em que o movimento cai bastante. Ah, e ele tem feito também vários descontos em seu site, com a expectativa mesmo de atrair outros públicos.

E sabe o que não falta também nas redes sociais do Paulo? Muita esperança e mensagens positivas:

Esperança também esbanjada pela Ótica Di Fiori, que ao longo de toda essa quarentena além de realizar algumas ações sociais, encontrou maneiras criativas de se reinventar: criou kits de óculos com álcool em gel e produtos de higiene, iniciou a venda de máscaras e de promoções, além de ter feito atendimentos em domicílio.

Indo para Itupeva, o Restaurante Alecrim também está oferecendo vouchers de desconto e antecipação de venda. Além de oferecer o delivery para a cidade. Legal, né? ?

Prepare-se para o online!

Com tuuudo isso que estamos vivendo, o fato de muitos profissionais tendo a oportunidade de trabalhar de casa é mais uma prova que a tecnologia não é o futuro, mas o hoje!

E, a preocupação mais comum nesses dias é com a produtividade e a comunicação da equipe. Para início de conversa, o especialista e fundador da Epicentro Digital, Renato Xavier, aconselha a adoção de ferramentas de colaboração, como o Google Drive, e que proporcionem com facilidade a gestão de atividades e projetos de forma visual e compreensível para a empresa toda, como é o caso do Trello.

“Em período de quarentena, os olhos das pessoas estão no online, e este é o canal principal de comunicação”, observa Renato, que sugere ferramentas de agendamento de publicação, como o Mlabs, Etus e Buffer, para aliviar a carga de trabalho do profissional. ?

Por fim, lancei recentemente um curso bastante prático e gratuito na Udemy para ajudar pessoas que estão entrando para o mundo do Home Office ou trabalho remoto onde demonstro na prática algumas estratégias, práticas e ferramentas que irão ajudar neste novo processo. E, para quem quiser conhecer mais ferramentas, há também um E-book recém-publicado que está disponível no site da Epicentro Digital.

O curso gratuito está disponível neste link e o e-book aqui. 🙂


E aí, neste tempo de quarentena e luta contra o Coronavírus, vamos transformar as incertezas e medos em realizações e vitórias? Como profissionais, empresários e, principalmente como cidadãos, vamos juntos nos reinventar! <3


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história inspiradora de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui