No dia 28/04 é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, a data foi escolhida por contata de uma explosão que ocorreu em uma mina na Virgínia (EUA) e matou 78 mineiros em 28/04/1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou, em 2003, a data em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A data serve como conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto aos riscos de acidentes no trabalho, o que seria um dia de luto pela morte, se tornou uma data da luta pela vida, para alertar sobre os problemas nesta área e defender o trabalho decente, seguro e saudável.

Conversamos com a Dulcinéa Gomes, proprietária da empresa Dom Quixote EPI, que atua no segmento de comercialização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ela nos contou que esse assunto deve ser sempre abordado abertamente, para que não seja esquecidas ambas as responsabilidades, de colaborador e empregador, em evitar e prevenir que acidentes e doenças ocorram, tendo a missão diária em salientar a importância de preservar a integridade do trabalhador para que tenha uma vida profissional, familiar e social saudável.

Em se tratando do tema de segurança no trabalho, a primeira coisa a ser feita é a aplicação de treinamentos e capacitação das pessoas e, posteriormente, fazer avaliações e análises, corrigindo, inspecionando e anulando os riscos nos ambientes. Os acidentes mais comuns são quedas, choques, cortes, lesões por esforços repetitivos, fraturas, estresse e até depressão. Muitos deles podem ser evitados com o uso de EPIs específicos, pois o que determina o tipo de equipamento a ser utilizado é o ambiente e o risco que ele oferece.

Os EPIs mais comuns são calçados, luvas, máscaras, óculos e protetores auditivos. É comum a resistência no uso destes, além de outros problemas como um ambiente de trabalho com excessos de exigências e pressão por parte do empregador, assédio moral e problemas pessoais que podem interferir na saúde do trabalho e que também devem ser levados em consideração.

Separamos abaixo algumas top dicas para garantir a sua segurança no ambiente de trabalho:

1- Orientar os colaboradores a realizarem exercícios diários

Para evitar lesões e inflamações por movimentos repetitivos ou postura inadequada, às veses implementar a ginástica laboral na empresa pode ser interessante.

2- Fazer sinalizações adequadas ao seu ambiente de trabalho

Estas tem como função alertar a todos sobre os riscos existentes e outras informações para a segurança do local. Todos funcionários também devem estar atentos ao que ocorre nos ambientes, principalmente em cargos que os riscos de acidentes são maiores.

3- Organizar e cuidar do ambiente de trabalho

A limpeza e organização do ambiente coletivo depende de todos, além de que o local bagunçado é desestimulante para o trabalho.

4- Exigir o uso dos EPIs

As empresas devem fornecer o material adequado e fiscalizar os colaboradores quanto ao uso.

5- Comunicar incidentes

Incidentes podem facilmente virar acidentes, é importante manter contato com os superiores e avisar quando algo pode pôr em risco a saúde e segurança de alguém, evitando também o uso de ferramentas em más condições e utilizando sempre da responsabilidade.

Implante as dicas em sua equipe de trabalho para garantir um ambiente mais seguro, produtivo e saudável! 😉

Gostou das dicas? Se a sua empresa ainda não tem os equipamentos adequados, veja abaixo mais informações de contato da empresa Dom Quixote.

Dom Quixote Equipamentos de Proteção Individual

Desde 2011 fornecem todo tipo de equipamentos para proteção individual e coletiva para segurança no trabalho e do trabalhador. Com: Calçados – Luvas – Equipamentos para altura e espaço confinado – Alta e baixa temperatura – Sinalização – Proteção visual, respiratória, auditiva e corporal – Uniformes – Ergonomia. Saiba mais no link: http://bit.ly/2vqtD3Q

Dom Quixote Equipamentos de Proteção Individual
Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui