O Programa Senac de Gratuidade (PSG) foi pensado como um instrumento de inclusão produtiva para pessoas de família de baixa renda com o objetivo de garantir o acesso à educação profissional de qualidade para essas pessoas, concedendo bolsas gratuitas para determinados cursos, inclusive para a unidade de Jundiaí.

As inscrições abrem a partir das 12 horas, até 2 meses antes do início das aulas, e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Elas devem ser feitas clicando aqui.

Para participar do concurso de bolsas, a renda bruta familiar per capita mensal do participante não pode ser maior que dois salários mínimos, há uma ferramenta no site que auxilia nessa divisão. Aqueles que já estão inscritos em outros programas de bolsa ou já foram bolsistas e abandonaram o curso sem justificativa comprovada nos últimos anos, não podem participar.

As vagas ficam disponíveis para bolsistas até o preenchimento das mesmas, porém a matrícula só estará garantida quando o candidato enviar por e-mail, pelos Correios ou apresentar pessoalmente no setor de atendimento da unidade onde o curso será realizado os documentos necessários pelo prazo de cinco dias úteis, contados da data da inscrição. Para os cursos técnicos, é obrigatória a apresentação presencial ou pelos Correios. Já para os cursos livres, os documentos podem ser enviados digitalmente, não podendo omitir informações ou apresentar documentação falsa. Uma ótima chance de se aperfeiçoar para o mercado de trabalho não é mesmo?

O que são cursos livres?

São cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores relativos à educação não formal com duração variável. São destinados à capacitação, aperfeiçoamento, especialização e atualização em todos os níveis de escolaridade. Além do objetivo de qualificar para o trabalho, também se propõem a elevar o nível de escolaridade do trabalhador e desenvolver aptidões para a vida produtiva e social.

O que são cursos técnicos?

São cursos de nível médio que objetivam capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos. Acesso imediato ao mercado de trabalho é um dos propósitos dos que buscam um curso técnico no Senac. Além de atender aos pré-requisitos da Política Senac de Concessão de Bolsas, o candidato deve ter no mínimo 16 anos. O diploma do curso técnico é expedido para alunos que concluem e apresentem o documento do Ensino Médio. É preciso verificar o pré-requisito na ficha do curso desejado, pois cada habilitação, qualificação ou especialização requer especificidade com relação à idade e escolaridade mínimas.

Veja abaixo a lista de cursos para o concurso de bolsas no mês de junho:

Cursos Técnicos

Cursos Livres

Mais informações, entre em contato com o Senac Jundiaí:

Endereço: Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista
Telefone: (011) 3395-2300
E-mail:  jundiai@sp.senac.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui