Você conhece a moeda Bitcoin? Será que ela é considerada um “mocinho ou vilão” nos dias atuais? Conversamos com Pedro Braggio para entender melhor como essa nova moeda funciona. Confira!

Quando falamos em investimentos, pensamos em um lugar físico (banco, bolsa de valores, corretora de valores) para guardar o dinheiro e fazer com que ele trabalhe para a gente. Quando pensamos em Bitcoin, o cenário muda de figura. Por ser uma moeda digital, ela não necessita de terceiros para funcionar: isso significa que você não depende de bancos, grandes corporações ou governos para movimentar seu dinheiro. Esta é a uma das principais diferenças entre o Bitcoin e outros ativos.

Esta moeda tem muita oscilação e, por isso, o risco é muito grande. Muita gente ganhou muito dinheiro e outras perderam muito também. No início de 2019, o Bitcoin oscilou positivamente e, de lá para cá, já acumulou uma valorização de impressionantes mais de 200%, mas ainda é cedo para saber se ela vai chegar aos patamares do passado.

Por ser digital, o Bitcoin é intangível e, apesar de ser um mercado ainda não-regulado, ou seja, não existe um agente para reclamações, por exemplo – ele circula livremente em transações e investimentos.

Se você está pensando em investir em Bitcoin, Pedro aconselha a, primeiramente, buscar informação sobre este ativo. Lembre-se, o melhor investimento para você é o que vai de acordo com o seu perfil de investidor. Por isso, para avaliar se é uma boa opção para ser incluído em sua carteira de investimentos, procure analisar se você se encaixa no tipo de investidor que é arrojado, aquele que sabe que o retorno está ligado ao risco assumido. Comece com 5% do valor que você tem para ser investido nesta modalidade e vá experimentando o mercado.

Algumas empresas e países já aceitam, o Bitcoin e outras moedas digitais que já estão surgindo no mercado, como forma de pagamento. Mas fica aqui um alerta, cuidado com este tipo de investimento que pode se transformar num jogo, ou pior, num vício. Importante se controlar saber a hora de parar, fique atento às suas perdas ao garimpar no mercado financeiro em busca de lucratividade. Informe-se bastante sobre o assunto e, principalmente, sobre os riscos, antes de começar a investir.

Vantagens do Bitcoin:

  • A taxa de conversão do real para o Bitcoin é super baixa, valendo mais a pena na hora de comprar;
  • É uma moeda universal que pode ser utilizada em todos os países. Ótimo para quem viaja muito, pois não sofre tanto com conversão de moedas. É importante, no entanto, estar atualizado quanto aos lugares que aceitam esse tipo de dinheiro;
  • Por ser uma moeda digital, o governo não pode congelar (embargar) as moedas, assim como pode fazer com as outras moedas;
  • Se você quiser pagar suas contas ou doar seus Bitcoins, é possível fazer isso sem qualquer intervenção do governo. Exemplo: quando você doa um valor para determinada instituição, ela precisa declarar de onde está vindo esse dinheiro. Com o Bitcoin é diferente: todo mundo tem a liberdade de fazer doações e pagar qualquer coisa sem a intervenção do governo.

Desvantagens do Bitcoin

  • Por se tratarem de moedas online, a segurança se dá por meio de programas de computador. Isso significa que seus Bitcoins podem ser hackeadas e roubadas;
  • O governo ainda não reconhece o Bitcoin como uma moeda oficial, ou seja, não há nenhuma proteção a essas moedas já que elas não possuem regulamento;
  • Em geral, pagamentos feitos por meio dos Bitcoins não podem ser contestados e nem devolvidos.

Muito interessante né?! Pedro Braggio deseja bons negócios a todos. Saiba mais sobre ele abaixo.

Pedro Braggio

Foto: Divulgação Pedro Braggio

É educador e terapeuta financeiro. Autor do livro “Dinheiro é bom e eu gosto” e coautor do livro “Empreendedor Total”. Há mais de 25 anos criou o método e Sistema de Reeducação financeira Pedro Braggio. Ministra palestras cursos e treinamentos financeiros em todo o Brasil.

Fontes: Pedro Braggio; Instituto Coach Financeiro.
Foto: Pexels/David McBee.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui