Realmente 2021 nem começou e não tem sido nada fácil. Infelizmente o avanço da pandemia e consequentemente o aumento nos casos pela transmissão do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, tem crescido muito no Estado de São Paulo. ?
As novas medidas do Plano São Paulo de Retomada Econômica avançaram para a Fase Emergencial, trazendo ainda mais restrições e junto o fechamento de estabelecimentos comerciais – ocasionando mais desempregos e a diminuição de oportunidades. ?
Diante deste cenário nos pegamos pensando em como podemos nos destacar, conseguir visibilidade, e o mais importante, como não cair no esquecimento. Afinal de contas, um dia tudo isso vai passar e precisamos estar de pé para aproveitar as milhares de oportunidades que vão aparecer. ??
Sei que você chegou até aqui pensando nas dicas de como ter destaque nas redes sociais; porém, antes disso, temos um caminho a trilhar. Minha proposta com esta coluna é trazer as dicas de marketing pessoal de forma linear, onde cada texto complemente o outro. Tenha paciência, logo chegamos nas redes sociais.
Aproveite e acesse meu último artigo “O que é Marketing Pessoal” – clique aqui. 😉
Enquanto tudo isso não passa, vamos juntos aproveitar este canal para pensarmos em estratégias e dicas de como ter mais visibilidade, ganhar notoriedade e credibilidade dentro do seu segmento de atuação.
Antes de mais nada é necessário que você identifique qual é o seu real segmento de atuação e onde você quer chegar. Independente de ser uma promoção no trabalho, um novo emprego ou abrir seu próprio negócio.

Como desenvolver uma estratégia de marketing pessoal
Muitas pessoas se pegam com dúvidas do que realmente elas querem fazer da vida. Ganhar dinheiro é consequência, mas, como VOCÊ pensa em ganhar dinheiro para se sustentar?
1. Definindo os objetivos
Assim como acontece com as marcas e empresas, o primeiro passo é identificar qual é a sua missão, visão e valores.
Dessa maneira, se a resposta fizer sentido real para você, vai ser muito mais fácil para que as outras pessoas te enxerguem da maneira como você quer que elas te vejam.
Definir a sua persona e buscar entender suas habilidades é muito importante para começar a traçar os seus objetivos.
2. Faça uma autoanálise
Se encarar de frente para o espelho e fazer a pergunta ‘QUEM SOU EU?’ nem sempre é fácil, pois temos medo de ouvir a resposta.
Mas agora que você já sabe o que você quer da vida, seguindo a dica 1, é hora de identificar através de uma auto avaliação se você está efetivamente preparado para encarar os novos objetivos. Não basta querer, tem que saber se você tem aptidão, capacidade técnica e conhecimento para desenvolver tal função, se candidatar para determinada vaga ou abrir um negócio que exige conhecimento específico.
Exemplo: Eu sempre sonhei em ser um jogador de futebol de sucesso. Você sabe jogar bola? Você treina? Como é seu desempenho? Você tem contato com os clubes para participar dos “peneirões” (famosos testes para entrar no time)? Conhece as regras “futebolísticas”? E por aí segue um monte de questionamentos que você precisa se fazer.
Com isso você vai identificando suas forças e fraquezas, para descobrir onde deve melhorar, o que precisa estudar, aprender e desenvolver.
Aliás, você já ouviu falar na matriz SWOT? Ela é uma excelente ferramenta que eu uso nas minhas consultorias, para identificar os pontos altos e baixos da pessoa e dali começar a traçar uma estratégia.
3. Se recicle – conhecimento nunca é demais
Com o avanço das tecnologias, as novas necessidades do mercado e a concorrência, vai se destacar quem estiver mais bem preparado, certo?
Então não adianta cursar uma faculdade e cruzar os braços, fazer um curso e não buscar especializações. Hoje em dia o que mais se é cobrado é o conhecimento e a coerência do segmento estudado.

Aliás…
Como anda seu currículo? Quando foi que você fez seu último curso, workshop, treinamento? Aliás, quando foi a última atualização do seu LinkedIn? Não tem conta no LinkedIn ainda? Precisamos conversar a respeito, mas isso é assunto para um outro artigo. 😉
A pandemia vem como uma oportunidade para que a gente pare, respire, se autoanalise e corra atrás do tempo perdido. Hoje temos milhares de oportunidades de se reciclar direto pela internet, de forma gratuita. Temos o YouTube, livros, e-books, palestras, lives, workshop à disposição – é só buscar no Google.
Essa é a sua chance de investir em você. Faça um curso, uma pós-graduação EAD, um MBA, uma especialização, enfim – invista no seu futuro.
Pense seriamente em passar por uma consultoria personalizada de marketing pessoal.