A torcida do XV de Jaú é reconhecida pelo seu fanatismo e paixão pelo clube da cidade. Durante o período de pandemia os torcedores não puderam acompanhar no estádio as partidas do Campeonato Paulista sub-23 da série B, a popular “Bezinha”. Devido os protocolos e risco de contágio pelo Coronavírus, a temporada de 2020 e 2021 foi com o estádio vazio, sem a presença de público.

Mesmo com a proibição, os torcedores deram um jeito de incentivar o clube: enfeitaram o estádio com faixas e bandeiras em todos os jogos como mandante, uma espécie de apoio à distância. Neste período, a torcida teve que acompanhar os jogos pelo rádio, pela televisão e coincidentemente o XV de Jaú foi eliminado na mesma fase nos dois anos, uma fase em que a torcida certamente poderia fazer a diferença, durante as oitavas de final, o famoso mata-mata.

Arquibancada enfeitada pela torcida em setembro de 2021

Por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, a Federação Paulista de Futebol liberou a presença de público nos estádios nesta temporada. Os jogos da Copa São Paulo de Futebol já puderam receber torcedores de todo o Brasil para acompanhar o time do coração. E o Zezinho Magalhães, sede de um dos grupos da competição, pode enfim se reencontrar com a sua apaixonada torcida.

EXPECTATIVA PARA RETORNO

No entanto, a ansiedade fica por conta do retorno no Campeonato Paulista. O Galo da Comarca busca o tão sonhado acesso e a torcida, que é considerada um décimo segundo jogador, é um incentivo para a conquista desse objetivo. Embora a tabela desmembrada ainda não tenha sido divulgada, os torcedores já iniciaram a contagem regressiva pois o início do campeonato que está marcado para o dia 24 de abril.

Segundo Pedro Marangoni, membro da torcida organizada Galunáticos e que acompanha o XV de Jaú há mais de 20 anos, a torcida do XV de Jaú é um diferencial em relação aos demais clubes da divisão. “A expectativa para a volta do público ao Jauzão é a melhor possível. Com a torcida do lado do time do XV de Jaú as chances do time aumentam e fazem com que possamos ter vantagem sobre os demais times. A torcida quinzeana estará presente e apoiando os 90 minutos transformando o estádio em um verdadeiro caldeirão em busca do tão sonhado acesso nesse ano”.

Pedro no Estádio Zezinho Magalhães anos atrás

PÚBLICO MAIOR QUE JOGOS DA SÉRIE A

Uma matéria veiculada no site do Globo Esporte chamou atenção em 2016. A média de 4.556 torcedores por partida na primeira fase do Campeonato Paulista da série B daquele ano obteve destaque na grande imprensa ao destacar que o jogo recebeu mais torcedores do que o clássico Botafogo x Fluminense e público maior que a média dos campeonatos gaúcho, carioca e de Sana Catarina.

A torcida do XV de Jaú teve recorde de público – Foto: Tiago Pavini

Ainda em 2016 o XV de Jaú protagonizou dois grandes jogos com massiva presença dos torcedores. Pelas quartas de final do campeonato, a torcida jauense “invadiu” a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, com dez ônibus e dezenas de carros e incentivaram a equipe que venceu o jogo por 2 a 0 e garantiu classificação para a próxima fase.

Outro jogo memorável nessa campanha foi a partida seguinte à classificação diante da Santacruzense. Pela semifinal, o XV de Jaú recebeu a equipe do Desportivo Brasil. Segundo o boletim financeiro da Federação Paulista de Futebol, o Jauzão recebeu 9.483 torcedores, um dos maiores públicos de toda história em jogos da quarta divisão paulista.

Torcida acompanhando o XV em Jogos fora de casa – Foto: Tiago Pavini

A campanha de 2016 foi memorável e o clube merecia o acesso. Infelizmente a derrota em Porto Feliz custou a vaga, mas as festas nas arquibancadas ficaram marcadas, com certeza. Torço para que em 2022 possamos repetir a boa campanha e lutar por uma vaga. O campeonato é difícil, mas duas equipes sobem” ressalta Marangoni.

Pedro Marangoni Junior organizando a bandeira

APOIO DAS ARQUIBANCADAS É ANTIGO

O recorde de público do Estádio Zezinho Magalhães ocorreu no ano de 1977. O XV de Jaú recebeu o Corinthians em partida válida pelo Campeonato Paulista da primeira divisão naquele ano e a partida registrou 24.533 pessoas para assistir o jogo. Segundo dados oficiais do Galo da Comarca, este é o maior público registrado no campo do XV.

Torcida sempre esteve presente

Atualmente esse recorde não poderá ser quebrado pois, segundo laudos vigentes e informações da Federação Paulista de Futebol, por questões de segurança, o Jauzão pode receber até 9.999 torcedores. A dúvida que fica é: será que esse número será alcançado nos jogos em 2022? Vamos acompanhar e torcer para que sim.


Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui