Você já parou para pensar como era Jaú a anos atrás? Nossa cidade é o município mais antigo da região Centro-Oeste Paulista. Jaú tem 161 anos de muita história! ?

Ficou na curiosidade de saber mais sobre o passado de Jaú e quer relembrar os tempos antigos? Então olha só a galeria de fotos que preparamos para vocês! ?

Acervo de Vicente João Pedro

Cano torto, um clássico da cidade! Antigamente, era localizado na confluência das ruas Tenente Lopes e General Galvão. Foi muito frequentado para que os cavalos bebessem água nos tempos das comitivas em suas passagem por Jahu. Nós já contamos uma grande lenda do cano torto, para saber mais clique aqui.

Acervo de Vicente João Pedro.

Locomotiva Maria Fumaça na antiga estação ferroviária de Jahu, Esse era um dos eventos mais esperados e adorados, não só por jauenses, mas por diversas outras cidades onde a locomotiva passava. Atualmente, o local da foto é onde se localiza a rodoviária.

Acervo de Vicente João Pedro.

Sentiu o frio na barriga?! O homem na torre da Matriz está a  40 metros de altura, o que equivale a um prédio de 12 andares. Reparem só: o homem não tem nenhum equipamento de segurança que o prende. Foi muita coragem! ?

Foto vista de cima da torre da matriz de Jahu. Na foto, podemos observar a esquina com as ruas Major Prado e Lourenço Prado. No momento do clique, estava acontecendo um desfile cívico em 1966.

Créditos imagem: Maria Aparecida Camargo Barroso Masieiro.

Turma de alunos do Aero Clube de Jaú em 28/03/1942. Incluindo Djanira, a primeira mulher a tirar o breve de piloto no Aero clube de Jaú.

Primeiro avião a pousar em Jaú. Na foto podemos perceber que esse fato foi um grande evento, com a população surpresa e curiosidade. Imaginem só ver um avião de perto pela primeira vez!

Sem dúvidas, a fotografia é capaz de eternizar os momentos e contar histórias de todos os lugares! Por isso, é muito importante registrar os momentos especiais e valorizar os fotógrafos(as) de nossa cidade. ?

Contribuições: As fotos utilizadas na matéria foram encontradas na página Memórias de Jahu. Grande parte das fotos foram feitas por Vicente João Pedro (em memória), um marco da fotografia jauense que dedicou mais de 60 anos de vida aos registros da cidade.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jaú e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui