A busca pelo tratamento com hemodiálise tem crescido na Santa Casa de Jahu. Hoje, são 70 sessões por dia realizadas em três períodos, sempre supervisionadas por profissionais com qualificação especial. Para isso, o centro possui três salas e um total de 30 máquinas ativas.

Inaugurado no dia 26 de março de 1987, na Santa Casa de Jahu, o Centro de Diálise é o setor responsável pelas alterações significativas na qualidade de vida dos pacientes renais crônicos, que são dependentes de terapia renal substitutiva e apresentam limitações no seu cotidiano, e vivenciam inúmeras perdas e mudanças que interferem na sua qualidade de vida.

A Santa Casa possui estrutura para atendimento de todas as modalidades de diálises dialíticas: hemodiálise, diálise peritonial e diálise domiciliar automatizada. Inclusive, o hospital faz parte da campanha mundial realizada na segunda quinta-feira do mês de março que chama atenção para a necessidade de cuidar bem de um órgão indispensável à vida humana.

E o setor de hemodiálise fica na Rua Riachuelo, 1073, no Centro.

Setor de hemodiálise – Divulgação – Santa Casa de Jahu

A doença…

Alimentação com muito sódio, rico em gorduras e quantidade exagerada de carboidratos, aumento na ingestão de alimentos embutidos, refrigerantes e guloseimas industrializadas são as principais causas de problemas renais. Por isso, a importância da consulta médica periódica e de praticar hábitos saudáveis para o bom funcionamento dos rins.

As principais doenças que podem prejudicar o funcionamento dos rins é o diabetes, hipertensão arterial sistêmica, cálculos renais, infecções urinarias, glomerulopatias e doenças renais hereditárias. Além do uso abusivo de alguns fármacos, por exemplo, anti-inflamatórios.


“Por se tratar de uma doença silenciosa, muitos indivíduos só procuram ajuda quando a doença já está num estágio mais avançado. Já foi demonstrado que a prevenção precoce da doença renal podem melhorar os resultados de saúde geral a longo prazo”, disse a Doutora Nayanne Mendonça Barnese, via assessoria.

Arte/Divulgação – Santa Casa de Jahu

E o médico, chefe do serviço de nefrologia da Santa Casa, Dr. Marcos Roberto Colombo Barnese, ainda acrescenta que “com o avanço da tecnologia, os tratamentos de diálise se tornam cada vez mais eficazes. Como complemento é importante que o paciente entenda a hemodiálise como uma nova oportunidade em vida, desta forma aderindo ao tratamento com mais facilidade e avaliando positivamente o uso da máquina. A Santa Casa possui equipamentos e espaços modernos dedicados exclusivamente aos pacientes” – por meio da assessoria.


Um orgulho para Jaú!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui