Em meio ao frio e ao clima seco, os ipês florescem! E olha só que privilégio: aqui em Jaú, a Fazenda Santo Antônio dos Ipês abriga a maior reserva ecológica de ipês da região, é a Reserva ecológica Amadeu Botelho, as árvores do local são centenárias e ultrapassam 40 metros de altura.

A paisagem é vista anualmente, em meados de julho e agosto, mas a florada pode variar: com menor ou maior intensidade, dependendo das mudanças climáticas.

Foto: Paulo Guerra

A Reserva Ecológica Amadeu Botelho

Reserva Ecológica Amadeu Botelho tem uma área de 143  hectares e situa-se à 2 Km de Jaú. A mata exibe toda sua beleza com árvores seculares, cachoeira, macacos, esquilos, veados, lagartos e uma variedade enorme de pássaros, insetos e plantas.

Graças ao Sr. Carlos Amadeu de Arruda Botelho e seus descendentes a reserva foi mantida desde o começo do século passado e hoje oferece trilhas  para educação ambiental, estudo de fauna e flora, pesquisas e ecoturismo. Foi transformada em RPPN no ano 2000, o que garante sua preservação perpétua.

 A Reserva é uma floresta classificada como estacional semidecidual (mata atlântica de interior) com grande biodiversidade. Conta com mais de 169 espécies de árvores estudadas, 24 mamíferos conhecidos e 174 espécies de pássaros registrados, além de insetos, répteis e outros representantes da nossa rica fauna e flora.

Para garantir sua preservação foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural ( RPPN ) no ano 2000.

É circundada por três cursos de água: o rio Jaú, o córrego Santo Antonio e o córrego João da Velha. No seu interior nascem duas minas de água potável, uma desaguando no rio Jaú e outra no córrego João da Velha.

Madeiras de “Lei” ainda são encontradas como a peroba rosa, cabreuva, ipê, pau marfim, cedro rosa, jequitibá, araruva, angico, guaritá entre outras.

Visite a RPPN Reserva Ecológica Amadeu Botelho, tenha a oportunidade de conhecer uma floresta nativa da nossa região e estar em contato com a beleza da natureza!

Agendamento para visitas:  [email protected]


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.3/5 - (23 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui