Hoje comemoramos o Dia Mundial do Hip-Hop, um movimento que está ativo desde os anos 70 e tem como objetivo impulsionar ainda mais a arte de rua, como: rap, breakdance, grafite e diversas outras formas de expressão.

O movimento Hip-Hop se iniciou nos guetos de Nova York, como uma forma dos jovens se expressarem e manifestarem seus pensamentos e críticas sociais. Não demorou muito para que isso se espalhasse pelo mundo. No Brasil, o movimento ganhou força nos anos 80 principalmente na capital de São Paulo, com batalhas de Breakdance.

Por se tratar de um movimento que exalta a cultura negra, a periferia e pessoas à margem da sociedade, houve muita repressão ao longo da história, mas o Hip-Hop prevaleceu e se mantém presente até hoje na vida de muitas pessoas, inclusive em causas sociais, como é o caso que vamos te mostrar!

Projeto A Rua é Nossa

O projeto A Rua é Nossa, localizado na cidade de Jaú/SP, é um projeto social sem fins lucrativos que visa o bem-estar, lazer, esporte e cultura, à crianças, adolescentes e jovens, através da cultura Hip-Hop, ministrando aulas de danças semanal. Além das aulas de dança, a organização, também realiza ações comunitárias nos bairros periféricos da nossa cidade, principalmente para as crianças. E não para por aí: o projeto oferece curso preparatório para o Enem e pré- vestibular, em parceria com outras instituições.

Como tudo começou

No final da década de 90, um grupo de amigos tinha o costume de se reunirem com música e dança. Estes eram, André Luiz Fonseca da Silva (Testa), Sandro Renato Novaes (Sandrão), Adilson Fonseca, Cristiano Lorentino Braga e Ronaldo Dorti. A princípio, era por diversão, mas o movimento foi crescendo e se tornou um projeto consolidado. A primeira experiência com as aulas de dança aconteceu em 2004. Neste período, as ações externas foram se aprimorando, com eventos e campeonatos de Breaking. Ao longo do tempo, foram se desenvolvendo ações sociais em bairros periféricos por toda a cidade, levando a sociedade carente a cultura e lazer.

Imagens: Acervo Pessoal

Dentro do projeto, é possível aprender danças urbanas, breanking dance e grafite. Tudo de graça! As aulas acontecem na estação de som, nossa antiga ferroviária, e para conferir os dias e horários é só conferir na página do facebook do projeto. (Pesquise por: “Projeto A Rua é Nossa”).

Incrível ver um projeto assim aqui na nossa cidade, não é mesmo?! É muito importante que a gente saiba valorizar a cultura, pois através dela é possível ensinar e gerar bons frutos para as próximas gerações. Se você gostou do projeto e quer ajudar, eles recebem doações e encaminham para quem precisa. O contato também pode ser feito pela página do facebook, onde você encontra O número de whatsapp e outros contatos.

Quem são os artistas da nossa cidade?

Em Jaú, temos muitos jovens engajados com a cultura e, para celebrar a data de hoje, vamos destacar aqui quatro MC’s que possuem músicas que refletem a essência do hip-hop. Confira:

Imagens: Acervo Pessoal
Imagens: Acervo Pessoal
Imagens: Acervo Pessoal
Imagens: Acervo Pessoal

Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar em nossas redes sociais e, claro, acompanhe os artistas e o projeto que citamos, assim podemos levar mais cultura e diversidade para nossa cidade!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui