Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

Existem muitas lendas envolvendo a nossa cidade, Jaú conserva mistérios que até hoje ninguém conseguiu desvendar. As histórias sempre falam sobre a existência de um tal de Unhudo, uma água que sai de um tal de “cano torto”, além de episódios assombrosos.

Nós fomos atrás dessas lendas, contadas pelos moradores mais antigos que acreditam nesses mitos e repassam esses contos de geração em geração.

Confira as principais:

Peixe Jaú

Reza a lenda, que há muito tempo atrás, um jovem indígena mantinha um conflito com uma tribo Guarani aqui da região, gerando revoltas e ataques entre tribos. Um dia em uma emboscada, o jovem sozinho teve que enfrentar uma tribo inteira que o perseguiu por dias. O jovem recebeu muitos golpes, e por pouco não foi morto. Cansado ele decidiu se jogar em um rio, chamado Rio Ribeirão. Quando os Guaranis foram olhar, o jovem havia se transformado em um enorme peixe. O peixe foi batizado de Jahu, e logo em seguida, o rio também ganhou o nome de, Rio Jahu. ”Jahu” tem como seu significado:”corpo do jovem rebelde”. A história marcou muito o começo de Jaú e seus primeiros habitantes. O peixe era muito procurado por pescadores e curiosos.

Cano Torto

Essa é famosa. O bebedouro Cano Torto, foi construído no século passado, mas a lenda ainda é bem viva na nossa cidade. O bebedouro é muito conhecido por suas águas milagrosas. Águas que prometem moradia eterna em território jauense. Diz a lenda, que quem tomar da água do Cano Torto, ficará para sempre morando na cidade de Jaú. Antigamente algumas mulheres apaixonadas ofereciam a água do bebedouro para seus companheiros, porque assim eles não poderiam sair da cidade. Poção do amor? Que nada! Vamos apostar nossas fichas no Cano Torto, hein!

Unhudo

Criatura tenebrosa de aparência esbranquiçada, cabelos grandes e unhas afiadas. O Unhudo é conhecido por assombrar pessoas, principalmente pessoas que cruzam suas terras. A criatura vive nas margens e nas matas próximas ao Rio Tietê. Contam os antigos que que já viram a criatura horripilante próxima ao Rio. Histórias de pessoas que foram atacadas pelo Unhudo também existem. Outros depoimentos, são de pessoas que sonham com o Unhudo ou que enxergam seu rosto em rostos de outras pessoas. Arrepiou aí?

Coriolando

Essa sua vó conhece e não é lenda, nem mito, é real. É a história do Coriolando, um adulto que se comportava como criança. Muitos diziam que ele sofria de algum distúrbio psicológico por agir assim. Conhecido por andar pelas ruas sempre vestido um terno e um cavalinho de brinquedo nas mãos. Coriolando previa a morte. Ele pressentia quando alguém ia morrer olhando diretamente para a pessoa e de fato, acontecia. Depois de seu falecimento, a população de Jaú o aderiu como um santo. Pedidos, desejos e preces, eram feitos em seu túmulo e muitas pessoas sonhavam com sua aparição. Quando os pedidos eram realizados, as pessoas levavam cavalinhos de madeira em seu túmulo como forma de agradecimento. Coriolando também aparece muito em sonhos para dizer qual pessoa da família irá falecer. A prefeitura devido a muitas visitas em seu túmulo, resolveu fazer um túmulo maior em sua homenagem. Hoje, muitas pessoas ainda visitam o túmulo e continuam acreditando nos milagres e premonições vindas do Coriolando.

E você? Conhece mais alguma lenda local? Conta pra gente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

4.7/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui