O mês de janeiro foi marcado pelas enchentes que tomaram diversos pontos de Jaú. Segundo a Secretaria de Assistência Social, cerca de 500 famílias foram atingidas com as fortes chuvas. As consequências deste desastre não são apenas materiais ou físicas, a saúde mental também pode ser prejudicada. Pensando nisso, um grupo de profissionais da saúde se uniu, voluntariamente, para oferecer suporte emocional aos jauenses que sofreram com as enchentes. Saiba mais:

Rede Ativista – Primeiros Socorros Psicológicos em enfrentamento às enchentes de Jaú (PSP)

Imagens: Edu Barbosa

O projeto surgiu logo no primeiro dia após a enchente em Jaú, a partir da percepção de que a catástrofe poderia causar danos psicológicos devido as situações estressantes e traumáticas que a população sofreu. O projeto conta com uma equipe de profissionais especializados que oferecem apoio emocional gratuito para a população. A equipe tem como coordenador geral do projeto o Dr. Otavio Pohl e a coordenação técnica de especialistas é de responsabilidade da Psicóloga Juliana Bizeto. Além de diversos outros profissionais envolvidos.

Imagem: divulgação

O projeto também visa duas ações de extrema importância para a população, confira a seguir com as palavras do Dr. Otavio Pohl:

“Iremos oferecer gratuitamente para a comunidade local cursos sobre Primeiros Cuidado Psicológicos, a abordagem recomendada pela Organização Mundial da Saúde para atuação em situações de catástrofes e crises humanitárias. Esses cursos serão direcionados a diversos públicos. Essa abordagem traz conhecimentos sobre saúde mental relevantes para toda a comunidade, e é não é algo direcionado exclusivamente a profissionais da saúde mental. Além disso, iniciaremos um grupo de estudos de periodicidade mensal sobre psicologia de urgências e catástrofes com auxilio de especialistas voluntários, com a intenção de nos preparar para eventuais catástrofes futuras.

Dr. Otavio Pohl – Médico Clinico Geral – UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) CRM-SP 206.717
Imagem: divulgação/rede social.

Como a população pode participar, entrar em contato e até quando:

Pessoas que encontrem-se em situação de sofrimento psicológico podem ligar para linha aberta, que funciona em um regime de plantão em horários definidos durante os dias da semana.

A ligação pode ser feita ao seguinte telefone: (14) 99828-2211. Esta linha ficará aberta até dia o dia 22 de março (conforme a demanda, este prazo poderá ser estendido).

Pessoas que tenham interesse em se tornar voluntárias e colaborar com essa causa, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para saber mais sobre a possibilidade de colaboração. Quem estiver interessado em participar dos grupos de estudo e cursos, podem seguir as redes sociais para acompanhar a divulgação das atividades.

Confira os detalhes na imagem abaixo:

Imagem: divulgação

Para finalizar, receba esta mensagem esperançosa do médico:

“Na hora das grandes dificuldades, mesmo diante de muitos sofrimentos, paradoxalmente, é quando muitas vezes descobrimos nossa força e nossa capacidade de reagir. E isso tanto individualmente quanto como em coletividade. A situação relacionada à enchente pela qual passamos em Jaú não é nada fácil e impôs muitas perdas (materiais e afetivas) para um grande número de pessoas. O rio subiu e, em poucas horas, “tudo mudou”. Mesmo diante de tanto sofrimento e tantas perdas que vivemos, individualmente pudemos ver a força das pessoas resistindo, se reerguendo, se reestruturando e se apoiando. E coletivamente pudemos presenciar uma verdadeira “onda” de solidariedade e de ações comprometidas de toda a comunidade que se organizou com os esforços de enfrentamento às consequências da enchente. É bonito ver a força das pessoas nesta situação, sua capacidade de superação, como uma flor que insiste a brotar no lugar mais inesperado como em meio a um asfalto árido… (emprestando uma metáfora de um belo poema de Drummond). É com este ideal de apoiar e fortalecer as pessoas que direcionamos nossas ações neste projeto.”

Para saber mais sobre o PSP, acompanhe a página do Facebook: PSP – JAU: Primeiros Socorros Psicológicos e Instagram: @psp.jau.

______________

Ficamos felizes por você ter lido até aqui! ?
A nossa missão é te ajudar a conhecer melhor a cidade em que vive! ?

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Jaú? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

E se você conhece alguma história de Jaú e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou fale direto com a autora.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui