Aaah, a primavera… a estação das flores! ? Elas, que trazem cor, alegria e vida ao nosso mundo! E como já dizia o grande Vinicius de Moraes, o poetinha, em uma de suas composições: “Entre as prendas com que a natureza alegrou este mundo, onde há tanta tristeza, a beleza das flores realça em primeiro lugar”. ?

“É um milagre do aroma florido, mais lindo que todas as graças do céu e até mesmo do mar” ?

Tal beleza, aliás, é muito bem conhecida pelo Engenheiro Agrônomo Aguinaldo Kikuchi Junior, de 29 anos; beleza que é também por ele espalhada por Itupeva. Não sei se vocês se recordam, mas foi o engenheiro o responsável por homenagear com flores profissionais da saúde durante a fase mais difícil da pandemia aqui em nossa região. ?

Aguinaldo conta que sua relação com as flores começou lá na infância, com sua família, há muito tempo produtora de flores na cidade, desempenhando ela, inclusive, papel fundamental para semear e cultivar tal paixão em sua vida: “Estou no ramo desde os 5 anos, brincando e ajudando meu pai. Mas, profissionalmente, comecei aos 16 anos”. Atualmente, Aguinaldo toca, junto com a família, o cultivo e a venda para o atacado das flores StrelitziaLisianthus e Girassol.

Se reinventar é preciso

E a gente sabe que nem tudo na vida são flores, não é mesmo? Com a pandemia, vários eventos, como casamentos e formaturas, foram cancelados, causando um impacto imediato nas vendas da família Kikuchi: de um mês para o outro, foi uma queda de 80%.

“Foi um prejuízo grande, porém com as ações conseguimos nos manter no negócio, que era a nossa expectativa”, afirma Aguinaldo. A primeira saída encontrada partiu de sua mãe, que teve a ideia de criar um Instagram para realizar a venda direta para os consumidores. E, a partir daí, diversas outras ações foram realizadas, como a de não fixar preços nas flores, sendo eles dados pelos próprios consumidores. “Foi uma ideia que tive, pois como já iríamos perder um trabalho de 4 meses, quis vender o mais rápido possível e foi um sucesso, pois todo mundo entendeu as minhas dores de perder toda a produção.” ?

(Foto: G1/ Instagram/ Reprodução)

Boas ações em tempos difíceis

E, para além de qualquer dor própria, a família se sensibilizou também com a dor de outras pessoas, principalmente daquelas que estavam na linha de frente ao combate ao Coronavírus. Profissionais do Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, foram presenteados em março com flores de sua produção. “A ideia partiu dos moradores de um condomínio no bairro do Eloy Chaves, que fizeram uma vaquinha para comprar flores para mais de 200 funcionários, e o que faltou eu completei como a minha parte da doação”, relembra.

Em maio, no Dia do Enfermeiro, foi a vez dos profissionais do Hospital Nossa Senhora Aparecida, aqui mesmo de Itupeva, e da Amarati, de Jundiaí, serem presenteados. “Eu quis retribuir um pouco do trabalho realizado pelo pessoal da linha de frente, no caso os enfermeiros, por causa de seu dia. Foi uma ação para mais de 90 funcionários, que agradecerem muito. Me disseram que as flores davam um respiro nesse momento difícil, e alguns deles se emocionaram, pois nunca haviam recebido flores. Então foi muito emocionante.” ? 

As próximas primaveras

Com o início de mais uma primavera na vida de Aguinaldo e do negócio dos Kikuchi, é a esperança que renasce e se fortalece ainda mais. “As coisas agora estão retomando, graças a Deus, e as expectativas para o ano que vem são boas, pois esperamos que as festas voltem a serem realizadas.” E parece que até planos de abrir uma floricultura até o final de 2020, para as vendas no varejo, estão sendo cogitadas, viu? Vamos ficar na torcida por mais esse negócio de ouro em nossa cidade! ? 

Com certeza, a maior lição que eu levo disso tudo foi ver que em momentos de crise as pessoas começaram a ser muito mais empáticas. Pois nada era mais importante do que poder ajudar uns aos outros para que todos conseguíssemos passar por essa pandemia. E eu espero que esse clima possa continuar por muito tempo. 

Serviço

Itupeva Flores


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Itupeva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui