Lugares que contam a história de um povo ou sobre determinado tema, os museus são verdadeiros portais que nos transportam para realidades distantes – ou até mesmo inimagináveis! ?

Neste Dia Internacional dos Museus, que tal dar uma ‘voltinha’ por museus do mundo inteirinho e, ainda melhor: conhecer um que é da nossa terra? ??

Centro de Memória de Itupeva: história da nossa gente!

Nossa Itupeva tem muuita história, como já contamos aqui. E esse lugar aqui ó, é simplesmente fantástico e faz parte da história de Itupeva ontem, hoje e com certeza fará nas próximas gerações! ?

Isso porque além de guardar boa parte da história da cidade, ele é a própria história! ?? Estamos falando do prédio da antiga ‘Estação Itupeva’, que hoje abriga o Centro de Memória de Itupeva!

Fachada atual do Centro de Memória de Itupeva. (Foto: Anderson Oliveira/ Solutudo)

O prédio, inaugurado em 1873 como uma das estações da Estrada de Ferro Ituana, é uma das estações mais antigas do estado de São Paulo, e era a primeira partindo de Jundiaí. Aliás, Itupeva se desenvolveu em torno dessa estação, localizada à época nas terras da Fazenda São João da Via Sacra, uma das maiores dessa região.

Foto de 1960 da Estação Itupeva e de seu Pátio. (Foto: Estações Ferroviárias do Brasil/Reprodução)

Após o fechamento da ferrovia em meados de 1973, o prédio passou a abrigar a Prefeitura, até dar espaço, atualmente, ao Centro de Memória de Itupeva, onde reúne pertences e utensílios domésticos de diversas gerações de moradores, como roupas, instrumentos musicais, vitrolas, telefones, ferros de passar, utensílios domésticos, máquinas de escrever, jornais e documentos, rádios…

E dentre tanta coisa bacana presente no acervo do Centro de Memória de Itupeva, olha que inusitado esse objeto aqui, ó, que de acordo com registros históricos, esteve nos primeiros instantes da cidade:

Uma cadeira no Centro de Memória de Itupeva? ? (Foto: Anderson Oliveira/ Solutudo)

Você pode não acreditar ou nem imaginar que essa foi a cadeira em que o primeiro prefeito de Itupeva, Luiz Poli, se sentou após assumir o cargo, lá em 1965. Curioso, né? ?

Do Brasil… e do mundo!

Muito legal conhecer um pouco mais de nossas origens pelo Centro de Memória de Itupeva, né? Mas agora você será transportado aos principais museus do universo inteirinho sem sair daí, de onde você está! O Google, pela iniciativa ‘Arts and Culture’, já mapeou mais de 2 mil museus ao redor do mundo e disponibiliza as imagens em 360º gratuitamente. ?

Bora então dar um rolezinho? ?

Museu Nacional

Pelo ‘Arts and Culture’, é possível viajar por grande parte das belezas e maravilhas do Museu Nacional antes do incêndio que destruiu mais de 90% de seu acervo, em 2018.

Museu de Arte de São Paulo

Outro museu famosão que dá pra conhecer sem sair da cama é o MASP, fundado em 1947 e que foi projeto pela arquiteta Lina Bo Bardi, a mesma que ficou responsável pelo projeto de restauração de um teatro lindão aqui da nossa região, o Polytheama, em Jundiaí. Legal, né?

Museu de Auschwitz

Retratando os horrores do holocausto, o projeto do Google permite um mergulho na história da primeira metade do século passado com o acerto do museu.

E claro, além do nosso querido Centro de Memória de Itupeva e de todas esses outros museus fantásticos, tem muitas outras opções bacanas para você conhecer: como o Museu Van Gogh, Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e até o Museu do Futebol, em São Paulo! Demais, né? ❤


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Itupeva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: jornalismo.itupeva@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui