As redes sociais não precisam ser nenhum bicho de sete cabeças. Elas revolucionaram a forma que nos relacionamos e até compramos produtos. É cada vez mais difícil encontrar pessoas que estão desconectadas de seus celulares e consequentemente, da internet.
Com isso, os processos de vendas online, sobretudo pelas redes sociais, estão ainda mais presentes na vida de nossos consumidores. Sendo assim, é quase que uma obrigação de nós empresários, estar em dia com nossas redes, não é mesmo?
É por esse motivo que decidimos fazer esse conteúdo com dicas de como deixar suas redes mais atrativas para engajar o seu público com ela e melhorar a comunicação do seu negócio.
Por que utilizar as redes sociais no meu negócio?
Atualmente, é impossível não ver as redes sociais como ferramentas de suma importância para alavancar os nossos negócios. Elas nos ajudam a nos relacionar e posicionar como marca no mercado. Além disso, segundo os dados levantados pela TIC Domicílios, em 2019 70% da população brasileira estava conectada na internet.
A tendência é que as pessoas utilizem a internet através de dispositivos móveis, que já representa 97% dos acessos do país. Não pense que só as pessoas que tem melhores condições de vida é que estão conectadas, hoje, praticamente todas as classes socioeconômicas já estão online.
Quantas pessoas acessam as redes sociais?
O Brasil já está em 2º lugar no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais. Passando em média, 3 horas e 34 minutos nas redes. 140 milhões de brasileiros estão conectados, isso representa 66% da população nacional.
Quem não está na rede? Quase todos estão! A maioria dos usuários das redes tem entre 25 e 34 anos, seguidos pelo público de 18 a 24 e 35 a 44. Mas não pensem que os velhinhos não são atingidos, pesquisas indicam o crescimento ainda maior desse público, principalmente no Facebook.
As redes sociais mais usadas no país são: YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Sabendo disso,confira abaixo algumas dicas para que você se saia bem em duas das principais plataformas, o “Face” e “Insta”.
1- Defina o seu público
Antes de pensar em qualquer estratégia é importante que você saiba quem é seu público. Determinar os traços dele é fundamental. Conheça dados como idade, gênero, localização e renda média. Para um maior detalhamento o ideal é definir uma persona, que se difere do público-alvo ao abranger mais características de compradores reais. Descubra os gostos, preferências, hobbies e dores de seu cliente ideal.
2- Mantenha uma padronização
É importante transmitir a identidade visual da marca em sua página ou perfil social. Utilize as cores e fontes de sua marca em toda rede (foto de capa, foto de perfil e artes postadas no feed). Assim, seu público começará a se relacionar melhor com a rede e reconhecer suas postagens, criando consciência da sua marca.
3- Utilize uma linguagem adequada
Além da identidade visual, é importante manter também uma identidade verbal. Isso se refere a forma como escreve seus posts. Saiba empregar a linguagem correta para sua marca, ela pode ser formal, semiformal ou informal. Sempre preferindo a linguagem mais próxima de seu público-alvo. A forma em que a marca se comunica com o consumidor nas redes sociais tem muita influência na visibilidade dela para o público.
4- Mantenha os dados atualizados
De que adianta ter uma rede social, se o consumidor não consegue entrar em contato com a empresa? Manter as informações sempre atualizadas é fundamental: números de contatos, WhatsApp, localização, e-mail, horário de funcionamento, site, etc. Principalmente no Facebook, que permite realizar uma descrição mais detalhada da sua empresa.
5- Programe uma frequência de postagens
Também não adianta ter uma rede social atualizada e deixa-la abandonada, né? É necessário manter uma constância e estabelecer datas e frequência de postagens. Isso faz com que o consumidor veja a sua página mais vezes e até espere uma novidade que será postada. Uma dica é fazer calendários semanais ou mensais e claro, entender os melhores dias e horários para cada postagem.
6- Utilize o marketplace e grupos
Se você trabalha com produtos, é muito importante explorar esses nossos dois colegas do Facebook. Marketplace e grupos. A plataforma de Marketplace no Facebook funciona como uma concorrente de plataformas de vendas informal, como a OLX. As pessoas físicas ou jurídicas podem anunciar, vender ou comprar produtos sem sair da rede social. Com os grupos, esse compartilhamento é potencializado.
Ele também permite iniciar uma conversa com o comprador através do Messenger. E o melhor, é tudo gratuito. Lembrando que a Solutudo também tem uma área de Classificados bem legal, em que também pode anunciar gratuitamente seus produtos.
7- Faça conteúdo relevante, não seja apenas vendedor
As pessoas utilizam as redes sociais para ver novidades, curiosidades, memes, etc. É essencial que a marca não utilize das mesmas apenas para vender os produtos de forma direta, mas para mostrar os benefícios, matérias importantes da área de atuação, colocar feedbacks positivos, informar mudanças e até mostrar os bastidores da empresa. Esse último item funciona muito bem nos stories das redes sociais.
Tudo isso faz com que as pessoas falem umas para as outras sobre o que viram, pois além de produtos a empresa vende experiência, sonhos e conteúdo de qualidade. Então, coloque-se sempre no lugar da persona que definiu no primeiro item. O que eles gostariam de saber de sua empresa?
8- Interaja com o público
As pessoas utilizam as redes sociais para ouvirem e serem ouvidas, e a cada dia que passa, elas ganham um maior poder de decisão e opinião na internet. Por essa razão, lembre-se de responder todas as postagens e não contrariar o público. Mais de 80% dos clientes espera uma resposta em até 24 horas, então seja rápido. Analise todas opiniões e as tenha como base para próximas postagens.
Faça enquetes, lives, e utilize outras formas que dê mais força e engajamento para sua marca. Lembre-se também que as pessoas gostam de ver pessoas, apareça!
9- Crie artes atrativas
Toda postagem deve transmitir a confiança e qualidade do negócio. Capriche na arte e deixe-a o mais profissional possível. Utilize imagens e chamadas atrativas.
No caso de textos, é necessário que sejam bem escritos e com informações que de fato vão ajudar o público. Tudo isso pode aumentar o seu alcance e tráfego pra gerar mais leads para o seu negócio.
10- Tenha em mente que as pessoas buscam online
As redes sociais já estão funcionando como mecanismos de busca. Não é só o Google, ou outras plataformas de busca, como a Solutudo, que são utilizadas para pesquisas de empresas no dia a dia. A crescente é principalmente por produtos na plataforma. É aí que o uso das famosas hashtags é ainda mais importante para seu negócio. Pense em tags que facilitarão o público a encontrarem o seu post.
11- Diversifique os conteúdos
Também é legal fazer conteúdos diferentes em suas redes. Os vídeos são grandes sacadas dos últimos tempos. Eles atraem e engajam as pessoas muito mais do que o próprio texto. Mas é importante que ele não seja muito longo.
Utilizar imagens sem texto também valem a pena. Já diziam que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Geralmente é ela que chamará mais atenção, então escolha com sabedoria. Use e abuse de gifs, memes, gráficos e outras formas que possuem mais engajamento que textos.
12- Invista em anúncios e monitore os resultados
Se você já utiliza as redes sociais em questão no dia a dia, é provável que já tenha percebido que o alcance orgânico vem diminuindo. Infelizmente, isso é uma tendência para 2020. Por isso, na maioria das vezes é necessário destinar uma verba para investimento no Facebook ou Instagram.
As campanhas permitem uma boa segmentação de seu público e que ela se espalhe para pessoas que ainda não conheçam a sua página. E obviamente, são esperados resultados através dessas campanhas, então não esqueça de monitorá-las. Confira o número de cliques, alcance, tipo de conteúdo, engajamento e utilize o aprendizado nas próximas postagens.
E aí, está pronto para ter suas redes sociais ainda mais atrativas? Sabemos que não é tão fácil dedicar-se a tudo isso, mas com certeza vale a pena!
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Se após todas as dicas você pensou, “acho que redes sociais não é comigo”, saiba que a Solutudo também trabalha com um produto de gerenciamento de redes sociais. Para saber mais informações, fale conosco pelos contatos acima.
Fontes: Rock Content; Sebrae; Ideal Marketing; Blog Reclame Aqui; Elite Digital; Ecommerce Brasil.
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