Esse conteúdo é oferecido pelo Univem, instituição referência em educação que apoia as boas notícias de Gália.

A cidade de Gália, localizada a cerca de 70 km de Bauru conta com um ponto turístico inusitado, assim como vimos em Palmital, o município possui uma igreja em ruínas, deteriorada pela ação do tempo, estamos falando da Igreja São João do Tibiriçá, conhecida popularmente na região como Igreja da Companhia Inglesa.

Foto: Aurélio Alonso

A construção fica localizada no alto de uma colina, nas proximidades do Ribeirão Vermelho, a uma distância de 13 km do centro de Gália. Para chegar até o local é necessário seguir na Av. São José no sentido centro-bairro e permanecer na avenida até que ela termine na estrada vicinal que dá acesso a SP-331, o motorista deve virar à esquerda duas vezes e seguir pela estrada de terra até chegar na igreja.

História da igreja

Segundo o portal JC Net, os investidores ingleses chegaram nessa região no final da década de 1920. A igreja foi erguida na época de ouro do café, por volta de 1930, com uma arquitetura neogótica, que é um estilo originado no século XVIII, na Inglaterra.

Naquela época investidores ingleses administravam uma grande fazenda de café chamada São João do Tibiricá, até que a crise no setor interrompeu os investimentos na região.

Segundo relato de Hamilton Carvalho ao blog Piramba MTB, a economia cafeeira viveu uma forte turbulência no século passado, assim, os ingleses deixaram de investir por conta de uma lei do então presidente Getúlio Vargas, que impôs limites na remessa de lucros de companhias estrangeiras.

Imagem: Caminho Traçado

Com o declínio do café, a área foi completamente dividida em propriedades menores ao longo dos anos e vendida a produtores rurais. De acordo com informações colhidas pela tese de doutorado da USP de Vladmir Benincasa, “Fazendas Paulistas Arquitetura Rural no Ciclo do Café”, o lugar só não foi demolido pois atualmente ele não pertence à fazenda e sim a Paróquia de Gália.

Hoje

Atualmente o local se encontra abandonado, com as janelas quebradas, paredes pichadas e desgastadas pela ação do tempo, no antigo altar é possível encontrar várias imagens levadas por fiéis que visitam o local e depositam suas orações em uma espécie de púlpito.

Foto: Marcel Jurado / Canal FPV BACANA

O teto da igreja está sustentado por vigas de madeira, por isso não é aconselhado que os turistas e fiéis visitem o interior da igreja, apenas tirem fotos em seus arredores.

Imagem: Aurélio Alonso

Segundo o site Jc Net, um grupo de pessoas solicitou o tombamento da igreja para os órgãos públicos e o grupo não descarta criar uma associação afim de arrecadar fundos para restaurar o local.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é oferecido pelo Univem, instituição referência em educação que apoia as boas notícias de Gália.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui