A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), plantou 4,5 mil mudas de árvores em diversas regiões da cidade. A meta é plantar 20 mil mudas até o final do ano. Essas árvores serão plantadas nos passeios públicos da área urbana. E, para auxiliar no reflorestamento da mata ciliar, também estarão nas margens de córregos e nascentes.

O projeto foi pensado para que atendesse às diretrizes de arborização e de iluminação pública. Por exemplo, uma parte da Avenida Felipe Wandscheer foi contemplada com o plantio de 235 mudas de extremosas. Todas com 1,80 de altura e com espaçamento de 6 metros.

É um projeto que está tomando força com rapidez e eficácia. Como resultado, foram plantadas 680 mudas de extremosas apenas na região norte. Essas mudas variam entre as espécies Ipê Roxo, Ipê Rosa e Extremosa.

Boa parte das árvores plantadas são frutos de compensações ambientais. Esta é uma medida que visa equilibrar os impactos negativos no meio ambiente devido à falta de árvores. Sobre a legislação, a secretária de meio ambiente, Angela Meira, informa:

De acordo com a legislação do município, cada árvore licenciada para corte deve ser substituída por, no mínimo, três outras. Se for espécie nativa ameaçada de extinção, pelo menos dez mudas de árvores devem ser repostas

Qual a importância do plantio?

“Além da questão ambiental, por reduzir a poluição e absorver a água da chuva, diminuindo os riscos de enchentes, o plantio de novas árvores embeleza a cidade, reduz o calor e o nível de estresse das pessoas, ou seja, melhora a qualidade do ar das cidades e a qualidade de vida das pessoas”, finalizou a secretária.

Foto: Reprodução

Veja também: Avenida Paraná será aberta para atividades de lazer


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui