Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBTI, que marca a luta pela igualdade de direitos e respeito para toda a comunidade. Tudo começou com um ato de resistência e o resultado foi uma luta constante que perdura até hoje.

Qual a origem?

Há exatos 50 anos, o oficial Seymour Pine da Divisão de Moral Pública, junto de outros guardas, invadiu o bar Stonewall Inn. Vários clientes foram presos sob a acusação de “conduta imoral”, mas isso não era fora do comum. Batidas policiais em meio à comunidade LGBTI eram frequentes, porém a comunidade decidiu reagir naquela noite.

A batida começou por volta das 1h20, mas o transporte dos presos demorou muito para ser efetuado. Aproveitando essa demora, uma multidão de simpatizantes começou a crescer fora do local. Quanto mais tempo passava, mais pessoas se uniam e essa força isolou os policiais dentro do bar. Estima-se que as autoridades ficaram mais de 45 minutos cercada, com medo da represália.

A multidão só foi totalmente dispersada às 4h. Entretanto, as manifestações estavam longe de acabar. A partir daquela madrugada, começaram as primeiras paradas de orgulho LGBTI, que logo foram se espalhando pelo mundo. Junho também passou a ser considerado o Mês do Orgulho LGBTI.

Muitos direitos já foram conquistados em décadas de lutas políticas. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal aprovou a criminalização da lgbtfobia no Brasil, equiparando os crimes de ódio contra a população LGBTI aos crimes de racismo. Mas ainda assim tem um longo caminho para um mundo mais igualitário.

A realidade em Foz

LGBT rinbow flag and clapping hands

Tivemos a nossa primeira Marcha pela Igualdade de Direitos em novembro de 2018. O cenário LGBT daqui é bem variado, apesar de pequeno, tanto que é possível encontrar Drag Kings, mulheres cis se montando como Queens e às vezes são marcados eventos. Fora isso, existem vários coletivos, alguns da Unila e outros espalhados pela cidade, mas estes são bem diluídos.

Veja também: Drag Queens: além da personagem.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui