Hoje é o dia mundial da doação de sangue. Às vezes, quem vai doar sangue acaba não se informando sobre como funciona o processo, então esse conteúdo vai te ajudar.

Quais são os requisitos mínimos?

A faixa etária dos doadores pode variar dos 16 até os 69, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados dos responsáveis ou possuir um documento de aprovação. Para quem quiser doar sangue depois dos 60, a regra é já ter doado antes, em algum momento da vida. É necessário pesar, no mínimo, 50 kg. Estar em boas condições de saúde é primordial, por isso, esteja bem descansado(a) e alimentado(a). Tenha a certeza de dormir por pelo menos seis horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos. Se for depois de comer, espere por duas horas antes de doar.

Quem não pode doar?

Como dissemos acima, é preciso estar com a saúde em dia para poder doar. Isso significa que, se o doador estiver com anemia, hipertensão ou hipotensão arterial ou febre, não será possível doar. Existem ainda outros fatores, por exemplo, quem fez tatuagem não pode doar dentro de 12 meses, ou se a mulher estiver grávida. Está impedido de doar quem tiver evidência clínica ou laboral de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como hepatite ou AIDS. Além disso, quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis não pode retirar sangue.

Qual a importância de doar?

Apenas uma bolsa se sangue pode salvar quatro vidas. O sangue não pode ser criado artificialmente, então é necessário que a população apoie a causa e, literalmente, ajude sem ver a quem.

Aqui em Foz, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti está lançando a IV campanha de doação de sangue e precisamos que todos abracem a causa. Amanhã (15/06), das 7h ao meio dia, o hemonúcleo da Vila A vai fazer coletas. Se juntem à causa! Não custa nada e você pode até conseguir meia entrada no cinema ou um atestado no trabalho.

Chamada para a campanha de doação de sangue, divulgação

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui