Dia 15 de julho é comemorado o Dia do Homem. Apesar de as campanhas de prevenção ao câncer de próstata só acontecerem em novembro, a saúde sempre dever estar em dia. Por isso, é importante usarmos esse dia como gancho para lembrar a todos o quanto é importante cuidar da saúde.

O câncer de próstata é uma doença que vai se construindo lentamente. É tão discreto que não chega a dar sinais nem a ameaçar a saúde do homem, na maioria das vezes. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

Fatores de risco

Como toda doença, existem fatores de risco, que aumentam a probabilidade de ocorrência, São elas:

  • Idade: o risco aumenta conforme a idade aumenta. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico na família: homens cujos familiares tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Prevenção

Como em quase toda doença, o melhor remédio é a prevenção. Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Diagnóstico

Pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.

Aqui em Foz, você pode agendar exames em clínicas de saúde, como a Partmed e a Clínica Acesso Saúde. Não deixe de se consultar, como dissemos acima, o melhor remédio é a prevenção.

Veja também: Dia Mundial da Doação de Sangue: o que você precisa saber


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui