Talvez para muitos estudantes e profissionais, a chance de entrar, ou mesmo de se recolocar no mercado de trabalho durante esse período de pandemia pela qual estamos passamos foi por meio de um estágio. Com a retomada das atividades econômicas, sobretudo a partir de junho, as vagas de estágio em todo o Brasil dispararam desde então, segundo dados do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

Se você nos últimos meses conquistou o tão sonhado estágio, ou se ainda está à procura de uma oportunidade, essas dicas aqui são pra você mesmo, não tem erro, viu! Pro antes, durante ou depois da entrevista de estágio, se liga nelas e ó, sucesso!! ?

Estágio: início de tudo!

Para muitos, a ideia de se buscar por um estágio é exclusiva dos que já cursam o Ensino Superior, mas na verdade não é bem assim, viu? A Diretora de Negócios e Marketing da ASH Talentos Daniela Galo, explica que é possível estagiar a partir dos 16 anos, ou seja, ainda no Ensino Médio! “O estágio é a porta de entrada para uma carreira de sucesso. E o estágio é uma via de mão dupla: empresa e estagiário ganham com ele!”

E, para encontrar o estágio ideal, independente se for no Ensino Médio ou na faculdade, o primeiro passo é buscar saber mais sobre a empresa ou o segmento que gostaria de estagiar, e os benefícios da vaga. Daniela comenta que o candidato pode tanto encontrar informações como também se cadastrar para os processos seletivos nos próprios sites das empresas, através do link ‘Trabalhe conosco‘, mas que também há a possibilidade de procura por tais vagas nas agências de estágios e empregos.

“As empresas estão cada vez mais utilizando os próprios recursos para localizar talentos, isso é fato. Mas há também outras formas para conhecer e se candidatar para as oportunidades. A ASH Talentos, por exemplo, utiliza uma plataforma de recrutamento e seleção digital para localizar os talentos e fazer todo o processo de maneira online, principalmente com a chegada da pandemia. Esse recurso é eficaz e podemos contar com a inteligência artificial para sermos mais assertivos nos processos”, afirma.

Aquele friozinho na barriga…

Eita! E, finaaalmente encontrada aquela vaga perfeita vem a hora da verdade: a entrevista! ? Para muitos, essa hora é um verdeiro terror! Mas, será que precisa ser assim? ? A Dani dá algumas dicas legais, olha só:

Pratique antes: vale treinar com amigos e familiares, ou mesmo se filmando com o celular;
Sorria: você sabia que sorrir alivia, acalma e faz o cérebro entender que você está bem? ?
Respire: preste atenção na respiração e desacelere o ritmo;
Pontualidade: chegue alguns minutinhos antes e procure se acalmar;
✔ E ó, não tenha vergonha de dizer que está um pouco nervoso ou nervosa. Isso faz parte! ?

E lá no Instagram da ASH Talentos, ela ainda dá uma dica legal para o que responder na hora do famoso pedido do recrutador: “me fale sobre você”: ?

Finalmente, estagiário!

Processo seletivo para o estágio cheeeck: candidatura ok; entrevista ok; aprovação ok! Uhuuul! ??

Essa é a hora mais aguardada de todo mundo que tá procurando um emprego ou estágio, né? Afinal, toodo aquele nervosismo, aquelas entrevistas todas valeram a pena! ? Mas… e agora? É trabalhar e se dedicar, né? E muito! E a Daniela nos dá alguns pontos importantes para seguir daqui até o final do contrato:

  • Alinhamento de perfil e cultura: ao iniciar o estágio, entenda quem é você e se o perfil da empresa e atividades a serem exercidas estão alinhadas com o que você gosta e deseja. Assim, você conseguirá detectar rapidamente se deseja seguir no estágio e dar o seu melhor;
  • Supere Expectativa: atualmente, a concorrência de candidatos está altíssima, então não dá para ser raso! É necessário entrar pra jogar de verdade, ter vontade de fazer, ter brilho nos olhos, contribuir com novas ideias para melhorar os processos, pensar estratégias para inovação… Ou seja, “pensar fora da caixinha”;
  • Peça feedback: obter retornos das atividades é importantíssimo! Você só conseguirá saber se está alinhado com as atividades da empresa se o seu líder te der feedback. Grandes diretores de empresas também já foram estagiários, então com certeza alguém também os ajudou. O feedback ajuda no processo de desenvolvimento profissional;
  • Seja proativo: e seja sempre! Nunca deixe problema algum sem solução, e sempre quando estiver sem demanda, peça por mais! Afinal, você está lá para aprender.

E ainda há outras dicas valiosíssimas dadas pela Dani: “não tenha medo de perguntar sobre suas possíveis dúvidas e nem sobre pedir orientações de como melhorar a sua atuação; tenha sempre um bom relacionamento com todos os colaboradores e administre bem o seu tempo. Não deixe os seus estudos em segundo plano e vice-versa, afinal, um é complemento do outro em sua formação como profissional. E, além disso, se não tiver frequência na escola/faculdade não poderá seguir no estágio”. Anotado? 😉

Bônus!

E ó, essa outra dica aqui dada por ela é mais do que válida antes, durante ou mesmo depois do estágio: tenha um perfil na rede social LinkedIn. “Ele é fantástico! Com o LinkedIn, você começa a se conectar com as pessoas que trabalham na empresa em que você tem o sonho de estagiar, você pode seguir e acompanhar as empresas que você admira, começa a ter acesso a conteúdos incríveis totalmente profissionais, além de que sua rede de networking começa a aumentar, conseguindo até visualizar as vagas que são postadas na rede social. Enfim, é uma ferramenta que todos deveriam usar!”

Serviço

ASH Talentos

  • Telefones:  (62) 4106-0788 / (62) 99185-5066 / (11) 99893-2748
  • E-mail: vagas@ashtalentos.com.br / contato@ashtalentos.com.br
  • Site
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui