Você também pode ouvir este conteúdo! 🎧

Segundo levantamento do Inep/MEC 2020, no Brasil há aproximadamente 17 milhões de estudantes do ensino médio, técnico, tecnólogo e superior e apenas 900.000 estagiam, ou seja, 11%. Muito pouco né?

Agora, imaginem se pelo menos 70% destes jovens tivessem a oportunidade de serem contratados como estagiários para já vivenciarem a experiência do mundo corporativo. Seria tudo de bom para o jovem, para a empresa e para o nosso país!

Para o jovem: alguém (empresa) oferece a primeira oportunidade.

Para a empresa: treina o jovem de acordo com a sua cultura (sem vícios) e além de ser totalmente seguro e econômico.

Para o país: impulsiona a economia brasileira, juventude mais qualificada a longo prazo, diminuição de evasão escolar e vulnerabilidade.


Ninguém disse que seria fácil, mas não é impossível. O que precisa ter claro é o que você quer, almeja. Então, é “arregaçar as mangas” e “pôr a mão na massa”. Será importante conhecer a realidade do mundo corporativo, saber lidar com frustrações, estar sempre atualizando seus conhecimentos e mostrar que você é capaz.

Aqui deixo os principais desafios, mas com algumas ideias para você! 💡

Escolha da profissão

É o principal desafio para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Pense no que você é bom, gosta e o que espera para o seu dia a dia profissional.

Se você continua em dúvida, leia essa matéria que pode lhe ajudar:

Teste vocacional: afinal, para que serve?

Falta de experiência

É muito comum escutar dos jovens: “como vou adquirir experiência se não me dão a chance de entrar no mundo corporativo?”.

Simmm! Ainda é possível ver muitas empresas solicitando experiência para os jovens que estão iniciando… 🙈

Uma sugestão: Se você é jovem e cursa o ensino médio, por exemplo, já pode ingressar em um estágio e sair na frente! Fique de olho no portal de empregos da Solutudo e também no site da ASH Talentos. São oportunidades de estágio (em aberto) em todo o território nacional – e nas cidades de Jundiaí/SP e Itupeva/SP há muitas também! ☺

O estágio é a porta de entrada para o início de uma carreira de sucesso. O estágio proporciona experiência de vida e muito conhecimento, principalmente se tratando das habilidades emocionais.

A partir do momento que entrou em um estágio, dê o seu melhor, seja honesto, ético, verdadeiro e com isso pode ter certeza que oportunidades melhores virão.

Também vale fazer trabalhos voluntários, projetos na faculdade ou cursos relacionados a área que deseja trabalhar. Isso conta muito e mostra o seu empenho!

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Um alto nível de organização e produtividade será essencial, já que precisa ter um bom desempenho e foco no trabalho, nos estudos e conciliar com a vida pessoal.

Lembre-se que todo esforço tem a sua recompensa e sendo jovem é possível “tirar de letra”. O estudo transforma as pessoas!

Expectativa x Realidade

Somos seres humanos e criamos muitas expectativas mesmo sem iniciar algo, não é mesmo? Mas nem sempre as expectativas estão alinhadas com a realidade e é necessário aprender a lidar com a frustração, sem perder a motivação e perseverança.

Nem tudo são flores, mas cuide sempre, muito bem, do seu jardim (autoconhecimento) para que as borboletas (oportunidades) venham até você.

E aí, vamos superar esses desafios?

Um abraço e até a próxima!


2 COMENTÁRIOS

  1. É meu primeiro emprego Mas se me der uma oportunidade eu posso aprender muito rápido eu preciso do emprego

  2. É meu primeiro emprego Mas se me dá uma oportunidade eu posso aprender rápido e eu preciso do serviço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui